Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr Ivan Moutinho – PG do dia 19/05/2019

DEIXANDO TUDO

E, depois disto, saiu, e viu um publicano, chamado Levi, assentado na recebedoria, e disse-lhe: Segue-me. 28 – E ele, deixando tudo, levantou-se e o seguiu.Lucas 5:27-28

Todos nós concordamos que para viver, é preciso ter “garra”, vontade de trabalhar, primeiro, para suprir as necessidades materiais e financeiras, e se possível, satisfazer uma realização profissional, isso é louvável. Por outro lado, não justifica quando os métodos para a prosperidade material ou financeira, rezam nacartilha que: Os meios justificam o fim. E assim, levantam-se pessoas não afinadas com a honestidade, a justiça, a verdade, eboa consciência, pelo que se separam da própria dignidade, confiados em que o reino do mundo tudo pode oferecer. Insensatos! Irão de mal a pior.

Jesus saindo para pregar o Reino de Deus, viu Levi, um odiado e suspeito publicano assentado na coletoria e lhe disse: Segue-me (v.28). Foi simples assim. A pergunta que pode surgir é: Porque Levi deixou um bom emprego, uma boa renda, e um futuro promissor?

O que devemos descobrir por nós mesmos, é que, aquilo que consideramos o “tudo”, pode significar o “nada”. Levi não deixou o seu tudo, por “nada”, pois ,levantando-se seguiu confiadamente com aquele que ensina com toda autoridade, cura todas as doenças e perdoa todos os pecados. JESUS,então, agora seria o seu “TUDO”. Paulo descreve uma situação: “… estáveis sem Cristo, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.” (Ef. 2.12). O vazio do coração no homem, é triste. Possuir tudo o que o mundo oferece parece uma boa vantagem, mas não ter Cristo é a nossa pior tragédia.  

Qualquer profissão repercute como somos vistos. Simão Pedro, Tiago e João eram sócios em uma companhia de pesca, tidoscomo homens experientes, dignos e respeitados e de boa reputação. E Levi, um judeu que trabalhava como agente aduaneiro, provavelmente tinha uma boa renda, mas, a atividade, não lhe trazia respeito, ao contrário, era visto como traidor, roubador do seu povo, cobrava impostos servindo a si mesmo e a Roma. Mesmo tendo uma má fama, Jesus chamou a Levi (Mateus), pois viu-lhe o coração. Independente como as pessoas nos vêem, o maior impedimento para não atender ao convite de Jesus, é o “Tudo” a que, desesperadamente, nos apegamos. Deixar tudo para segui-lo, significa  desapego daquilo que tem sido o nosso principal objeto de cuidado. Mas, afinal, o que tem sido o nosso “Tudo”?

Há 12 anos, foi publicada uma notícia de capa numa revistasemanal, o lamento de um pai, bem sucedido político brasileiro, chorando a morte do seu filho, vítima aos 43 anos, de um ataque fulminante do coração. O texto da revista, em letras garrafais, dizia: “O Luis Eduardo era a minha luz”. Apesar dos sentimentos de amor, carinho e zelo, nutrido pelo ente querido, o Amor a Deus, deve ultrapassar sobre todos os nossos amores terrenos. É mandamento: Amar a Deus sobre todas as coisas, de todo coração, alma, força e entendimento. Jesus disse: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.(Jo 8:12)

Se o nosso “Tudo” tem sido o pai, a mãe, o  filho, esposa, esposo e a eles temos nos dedicado e servido e os amamos muito mais do que a Deus, isso torna-se nosso grande problemapessoal.

Jesus anunciava a chegada do Reino de Deus. E no início do seu ministério, convidou a muitos para ensiná-los sobre os aspectos do Reino, e formou o “time” com doze apóstolos que deixaram tudo.

Em algum momento, disse Pedro: Eis que nós deixamos tudo e te seguimos. E Jesus lhes disse: Na verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou pais, ou irmãos, ou mulher, ou filhos, pelo reino de Deus, que não haja de receber muito mais neste mundo, e na idade vindoura a vida eterna. (Lc18.28-30).

Levi, aceitou seguir Jesus, assim, como Pedro, Tiago e João, abandonaram a profissão para andar e aprender do que omestre viria a ensinar-lhes. O Seminário Teológico para o ensino intensivo, seriam as aldeias, cidades, campos, jardins, montes, em casas em mar aberto e a céu aberto. Qualquer lugar é apropriado para aprender de Jesus, mesmo aí, aonde você está lendo este artigo.

Aqueles que aceitam o convite de Jesus devem estar prontos para não serem mais como eram antes.  O ensino de Jesus transforma mente e coração levando o cristão a uma nova postura e um outro estilo de vida. É  viver  para a glória de Deus e  exaltação do seu nome. É ser novamente gerado pela palavra de Cristo. Tornando-se uma nova criatura. (II Co 5.17).  

Se Jesus disser para você: SEGUE-ME, não fique aflito,deixe tudo e siga-o nos seus ensinamentos, pois para quem iremos nós? O Senhor tem as palavras da vida eterna. A realização pessoal acontece quando obedecemos e praticamos a Palavra de Deus em nosso lar, no trabalho, na igreja, em todo lugar. Mas, se por acaso você sentir o chamado especial de Jesus para ir pelo mundo pregando o evangelho e fazerdiscípulos, então você verá o quanto é bem maior a realização pessoal e maior alegria haverá no céu, na terra e no seu coração. Sim, vale a pena deixar o nosso “TUDO”, e seguir a Jesus. Amém!

Pr. Ivan Moutinho – IB Boa Vista – Timon-MA 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens