Fechar
Buscar no Site

Texto de Roberto Veloso – PG do dia 19/05/2019

JESUS E O DISCERNIMENTO BÍBLICO

“Neles se cumpre a profecia de Isaías: ‘Ainda que estejam sempre ouvindo, vocês nunca entenderão; ainda que estejam sempre vendo, jamais perceberão’.”  (Mateus, 13:14)

A Bíblia é um livro espiritual e somente pode ser interpretado espiritualmente. Antes da conversão, o homem a lê com os olhos do mundo e nada entende. O discernimento do que está escrito somente vem com o poder do Espírito Santo.

Jesus Cristo fala a respeito desse poder do Espírito Santo no Seu discurso de despedida aos discípulos:

“Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.” (João, 14:26)

O apóstolo Paulo, na carta que escreveu aos gálatas, esclarece bem esse fato ao afirmar que o evangelho lhe foi revelado por Jesus Cristo, porque não havia recebido de homem algum, nem lhe tinha sido ensinado. (Gálatas, 1:12)
O Espírito Santo de Deus, deixado por Jesus Cristo quando foi para o Pai, é quem abre o coração para o entendimento da palavra. Não há outra maneira de se conseguir entender as escrituras.

“Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia.” (Atos, 16:14)

Durante o seu ministério, Jesus falava por parábolas, desafiando muito os fariseus pela falta de discernimento deles. Cumpria-se a profecia de Isaías, contida no capítulo 42, do versículo 20, de seu livro: “Tu vês muitas coisas, mas não as guardas; ainda que tenhas os ouvidos abertos, nada ouves.”

Por isso não compreendem até os dias de hoje o sacrifício de Jesus como o Cordeiro de Deus anunciado desde a eternidade para nos salvar e perdoar nossos pecados. Desde antes da criação do mundo, Jesus, a palavra viva, estava nos planos de Deus para nos resgatar do pecado e conceder a vida eterna.

Iguais aos fariseus, na atualidade, muitos fecham os seus olhos e ouvidos à palavra de Deus. Com os corações petrificados, tornam-se territórios impenetráveis ao amor de Jesus.

Essa atitude é equivocada e não agrada a Deus, “porque Ele tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16)

Crer em Jesus e entregar a vida a Ele como Senhor e Salvador é a atitude correta a se ter, para que se cumpra a Sua promessa: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre. Este pão é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo”. (João, 6:51)

A vida para sempre é a maior recompensa para os que perseveram na caminhada com Jesus, confiantes no seu amor e na sua palavra de salvação.

Por Roberto Veloso
Igreja Batista do Olho D´Água (São Luís-MA)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens