Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Sérgio Lima na PG do dia 12/05/2019

A NOSSA ALMA TEM SEDE DE DEUS
SALMO 42

É consenso entre os estudiosos da poesia hebraica que o salmo 42 forma uma unidade com o salmo 43, e que ambos, na realidade, se constituem em uma só e grande oração.
Este é o primeiro dos sete salmos que são atribuídos aos filhos de Corá, uma das famílias levitas e membros do coro levítico nomeados por Daví, os quais serviam no templo em Jerusalém.
Tanto no salmo 42, quanto no salmo 43, o salmista deixa escapar da sua interioridade uma oração que revela a angústia profunda pela qual passava o autor desses dois salmos: “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei , a ele, meu auxílio e Deus meu” (42:5). Esta mesma oração se repete no salmo 43, verso 5.
Todavia, a razão dessa angústia não parece ser apenas em razão de ameaças externas, mas talvez e principalmente, por conta de um intenso anseio interno que brotava de uma profunda sede que a sua alma tinha de Deus: Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma” (42:1).
Por alguma razão o salmista estava impedido de reunir-se com o seu próprio povo para adorar a Deus, no templo em Jerusalém. Porém, a impressão que o texto nos passa é que o salmista tem a maravilhosa percepção de que a presença do Senhor não está restrita ao templo, mas Ele é o nosso consolo em todos os momentos. Mesmo que as circunstâncias nos impeçam de estar no templo: “Contudo, o Senhor, durante o dia, me concede a sua misericórdia, e à noite comigo está o seu cântico, uma oração ao Deus da minha vida” (42:8).
É claro que é importante estarmos reunidos como igreja de Cristo para juntos adorarmos a Deus, no templo. Entretanto, a impossibilidade de estarmos no templo por alguma situação alheia à nossa vontade, não significa que estamos separados da presença de Deus, pois, nós somos o templo do Senhor, que em nós habita, na pessoa do Espírito Santo.
Então, quando você estiver enfrentando desânimo na vida e o céu sobre a sua cabeça parecer fechado, como um céu de bronze, pare, feche os teus olhos e olhe para dentro de você mesmo, e você encontrará o Espírito Santo Consolador, que mora dentro de você. Pare e pense nisso! (Pr. Sérgio Lima, pastor da Igreja Batista Morada do Sol em Teresina – PI).

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens