Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Roberto Naves Amorim na PG do dia 12/05/2019

  • LIDANDO COM OS INIMIGOS 

    Jesus afirmou em Mateus 5.43-46,48: “Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes?… Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.”

    Os religiosos da época de Jesus interpretaram a seu bel-prazer a ordem de Deus em Levítico 19.18: “Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo…” Eles acrescentaram: “…e odiarás o teu inimigo”. Eles desprezavam o texto de Levítico e desconsideravam o princípio básico de Provérbios 25.21: “Se o que te aborrece tiver fome, dá-lhe pão para comer; se tiver sede, dá-lhe água para beber.”

    Jesus ensina que seus seguidores não devem odiar, mas amar e orar pelos seus inimigos. O amor que Jesus ensina não é um sentimento, mas uma ação prática, humilde e sacrificial. E o amor precisa ser acompanhado de oração. Na oração o coração é libertado do rancor e preenchido pelo amor.

    Assim, para praticar esse ensino de Jesus, você precisa ir a Deus e se arrepender de toda atitude vingativa, egoísta e odiosa. Você não conseguirá amar e nem orar em sua própria força. Somente em Deus é que você será capacitado para amar e orar pelo seu inimigo.

    Agostinho disse: “Muitos têm aprendido a oferecer a outra face, mas não sabem como amar a pessoa que os esbofeteou.” Bonhoeffer afirmou: “Na oração colocamo-nos ao lado do inimigo, estamos com ele, junto dele e por ele diante de Deus.”

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens