Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Sérgio Lima – PG do dia 28/04/2019

OS QUE ESPERAM NO SENHOR NÃO ESPERAM EM VÃO – SALMO 40

Daví inicia este salmo fazendo uma afirmativa: que aquele que espera confiantemente, pacientemente, pelo Senhor, não terá essa esperança frustrada (“Esperei confiantemente pelo Senhor; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.” – v.1).
É interessante que o salmo se divide em duas partes bem distintas. A primeira parte, que vai do verso 1 até o verso 11, se constitui numa oração de ações de graças, na qual o salmista manifesta a sua gratidão ao Senhor por livramentos no passado. A segunda parte do salmo, que vai do verso 12 ao verso 17, é uma oração de pedido por socorro. Entretanto, apesar do salmo apresentar essa divisão, podemos perceber que o mesmo não perde a sua unidade, e as duas partes se interligam, formando assim um só pensamento, de modo que, enquanto a primeira parte ressalta a fidelidade de Deus, a segunda exalta a misericórdia e a salvação que vem do Senhor: “Folguem e em ti se rejubilem todos os que te buscam; os que amam a tua salvação digam sempre: O Senhor seja magnificado!” (v.16).
É possível, pois, que o salmista se encontrasse em grande perigo, todavia, antes de clamar ao Senhor por socorro, Daví resolve expressar a sua confiança no Deus que salva. Muito provavelmente seja essa a razão pela qual ele termina este salmo se declarando pobre e necessitado, e ao mesmo tempo, afirmando o cuidado do Senhor para com ele: “Eu sou pobre e necessitado, porém o Senhor cuida de mim; tu és o meu amparo e o meu libertador; não te detenhas, ó Deus meu!” (v.17).
É confortador saber que Deus cuida de nós, e que é o nosso amparo e libertador em tempo oportuno. Pare e pense nisso! (Pr. Sérgio Lima, pastor da Igreja Batista Morada do Sol em Teresina – PI).

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens