Texto do Pr Ivan Moutinho – PG do dia 28/04/2019
O PORQUE JESUS É FAMOSO …
12 – E aconteceu que, quando estava numa daquelas cidades, eis que um homem cheio de lepra, vendo a Jesus, prostrou-se sobre o rosto, e rogou-lhe, dizendo: Senhor, se quiseres, bem podes limpar-me. 13 – E ele, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero, sê limpo. E logo a lepra desapareceu dele. 14 – E ordenou-lhe que a ninguém o dissesse. Mas vai, disse, mostra-te ao sacerdote, e oferece, pela tua purificação, o que Moisés determinou, para que lhes sirva de testemunho. 15 – A sua fama, porém, se propagava ainda mais, e ajuntava-se muita gente para o ouvir e para ser por ele curada das suas enfermidades. 16 – Ele, porém, retirava-se para os desertos, e ali orava. Lc 5:12-16
NOSSA OPORTUNIDADE, VER A JESUS (v.12)
A lepra é uma enfermidade da pele, agressiva e perceptível aos olhares de todos. Segundo a Lei, pessoas contaminadas com essa doença deviam abandonar o convívio da família, sair da cidade e ir para lugares destinados àqueles com mesma enfermidade. Aquele homem estava cheio de lepra(v.12), implica dizer que a doença estava em estagio bastante avançado e impossível passar desapercebido pelas pessoas. Mas esta narrativa, do evangelho de Lucas, trata a questão da cura do leproso, com um diferencial das outras curas. Pessoas rogaram pela cura da sogra de Pedro (4.38), e em outro momento, todos os que tinham enfermos de várias doenças traziam-nos a Jesus (4.40). Mas neste caso,não havia uma multidão e o próprio enfermo é quem pessoalmente tem a iniciativa de atrair a atenção de Jesus para ajudá-lo em sua enfermidade. Ele mesmo viu e clamou pela atenção de Jesus.
NOSSA ATITUDE PESSOAL – RENDER-SE A JESUS (v.12)
Prostrou-se sobre o rosto e rogou a Jesus. No entanto, antes de falar, o homem prostrou-se, submetendo-se em humilhação para depois rogar a Jesus. A atitude humilde do coração precedeu o seu pedido. A questão não é o que pedimos a Deus, mas como pedimos. Temos nos rendido ao Senhor? (temos rejeitado o pecado ou estamos de mãos dadas com o erro e engano?)
NOSSA DECISÃO: DECIDIR SER SUBMISSO À DECISÃO DE JESUS (v.12)
Se quiseres podes limpar-me, se não quiseres não serei curado. Se Deus quiser Ele pode atender ao desejo do coração do que clama. A “decisão” de ficar curado ou não, colocou nas mãos de Jesus. Por mais rogos que direcionarmos a Deus, ainda assim não é a nossa vontade que prevalece, mas, sim, a vontade daquele que pode todas as coisas … se quiseres. (qual a nossa firme decisão? submissão a Jesus ou ao pecado?)
A COERÊNCIA DE JESUS, E A NOSSA COERÊNCIA CRER NO SEU NOME (v.14) – Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. (Mt.5.17)
Jesus não deu nenhuma motivação para os religiosos da sua época o acusassem de ser transgressor das leis do seu povo. Por isso, ordenou o homem que fora curado apresentar-se ao sacerdote e proceder o ritual exigido pela sua purificação para retorno ao convívio social. Curas e milagres estão em perfeita concordância com as Escrituras, pois tudo o que fora escrito pelos profetas cumpre-se cabalmente na pessoa de Jesus. Pela fé somos conduzidos à coerência de crer cabalmente em Cristo Jesus.
A FAMA DE JESUS E O PRIVILÉGIO DE ADORÁ-LO (v.15) – ajuntava-se muita gente para ouvi-lo e serem curada. E ainda aumentaria ainda mais pelo anuncio do Evangelho de Cristo como até hoje é anunciado em todo o mundo, por aqueles que o adoram.
A ESTRATÉGIA DE JESUS DEVE SER A NOSSA ESTRATÉGIA(v.16) – Ele, porém, retirava-se para os desertos, e ali orava.Os desertos são lugares apropriados para intimidade com Deus em oração.
Jesus continua famoso, mais do que os Beatles que cantaram o “YellowSubmarine” (Submarino Amarelo). Salmos 42:8 – Contudo o SENHOR mandará a sua misericórdia de dia, e de noite a sua canção estará comigo, uma oração ao Deus da minha vida. De dia e de noite o Senhor Jesus que é verdadeiramente a nossa canção e que nos conduz ao “Céu Azul” para a presença de Deus.
Pr. Ivan Moutinho – 27.04.2019 – Igreja Batista Boa Vista – Timon – MA
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.