Texto do Pr. Ivan Moutinho – Publicado na PG | 21/04/2019
A CRUZ ESTABELECE O REINO DE DEUS
20 – E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior. 21 – Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós. (Lucas 17:20-21)
Na sexta-feira santa, temos o costume de reunir para a ceia em família. Coincidiu com os aniversários de parentes e amigos. Estava posta a mesa. Um lindo bolo de chocolate, ornamentado com velinhas. Aí minha cunhada perguntou: – É certo cantar parabéns no dia da morte de Jesus?
É inevitável a enorme comoção despertada nas pessoas em todo mundo, quando a fé cristã rememora a história do Cristo crucificado. Foi o maior espetáculo acontecido na face da terra,há mais de dois mil anos.
A bíblia narra este evento através dos evangelhos, e o registra de forma tenebrosa e emocionante. O que poderia ser mais um, malfeitor, a ser atado a uma cruz, e, normalmente, não teria especial atenção das mais altas autoridades política e religiosa, atraindo uma multidão de Jerusalém e estrangeiros que vieram para a celebração da Páscoa. E desconheciam que aquele momento, fora planejado por Deus, sendo parte do plano desalvação do homem. Como o próprio Jesus anunciou. “E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim. “ ( João 12:32)
A principal acusação dos religiosos, era que JESUS dizia-se REI.E na intenção de humilhar, os acusadores, Pilatos mandou quepusessem o escrito em hebraico, grego e latim, JESUS NAZARENO O REI DOS JUDEUS, (Jo .19-19-20). Além das chicotadas, pancadas e demais flagelos da condenação, os soldados romanos coroaram Jesus com uma coroa de espinhos(Jo 19.1-4), ferindo-lhe sua cabeça de forma cruel.
Ninguém pôde prever que aquelas palavras nos idiomas da época, confirmariam no tempo passado, presente e futuro que o mundo era o alvo para ser anunciado a vinda do Reino de Deus. O idioma HEBRAICO representa todos os reinos desde os tempos antigos da história de Israel; o GREGO, o tempo de domínio do império da Grécia que não mais dominava e o LATIM, que origina a maioria dos dialetos e idiomas desde o império romano, estendido à Europa (Itália, Alemanha, Espanha, etc. ) e posteriormente ao ocidente até os dias de hoje.
Sim, um reino fora anunciado pelo advento da cruz. E este reino é diferente de qualquer outro reino que já existiu. Não tem aparência exterior ou localização geográfica por isso Jesus esclarece que o seu reino não é deste mundo. (Jo 18.36). Não há percepção exterior, mas Jesus não nos deixa “no vácuo” quando afirma que o reino de Deus está entre nós … (v. 21).
Agora a questão é: Como o reino de Deus está entre nós? Quais evidências? Ora, se o Reino de Deus não vem com aparência exterior, somos levados a pensar que este reino é invisível, masé real, pois ainda hoje reverbera nas multidões de testemunhas que Jesus é Rei, além da revelação bíblica do novo e antigo testamentos. “E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores.” (Ap.19.16). O teu reino é um reino eterno; o teu domínio dura em todas as gerações. (Sl145:13).
A Bíblia esclarece que a morte de Jesus produz vida abundante e vida eterna, razão suficiente para celebração. Para muitos, a cruz sinaliza o fim e morte de um reino que nunca se estabeleceu. Mas o Reino de Deus está entre nós, pela presença viva de Cristo reinando no coração de homens e mulheres de boa vontade. Este é o reino invisível aonde o trono de Jesus é o nosso coração, o tempo de reinado é eterno e domínio em todas as gerações, filhos, filhas, netos, bisnetos… Os participantes neste reino são conhecidos como cristãos, eleitos e fiéis, e vencerão com o Rei Jesus. (Ap.17-14). A alegria será perpétua, por causa da presença do Espírito Santo entre nós, e em nós. “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.” Portanto, celebremos com cânticos a CRUZ e o REINO DE DEUS entre nós. Amém!
Pr. Ivan Moutinho – 20.04.2019 – IB Boa Vista – Timon-MA
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.