Falta de Conhecimento
Autor: Pastor Carlos Alberto Pereira
“Não conhecem o caminho da paz, nem há juízo nos seus passos; as suas veredas tortuosas, as fizeram para si mesmos; todo aquele que anda por elas não tem conhecimento da paz. Por isso, o juízo está longe de nós, e a justiça não nos alcança; esperamos pela luz, e eis que só há trevas; pelo resplendor, mas andamos em escuridão” (Isaías 59.8,9).
O texto acima (700 A.C.) retrata uma realidade da Nação de Israel, onde a injustiça social predominava, onde as trevas do desconhecimento se propalavam em contraste com o resplendor do saber. Isaías, o profeta, incumbido por Deus, tem uma mensagem de juízo. O povo deveria refletir! O povo deveria se estabelecer no prumo do conhecimento, da justiça, da caridade e da salvação no Messias que no imaginário profético se delineava para um novo tempo.
Em outro momento, Isaías proclama: “Pelo que o juízo se tornou atrás, e a justiça se pôs longe, porque a verdade anda tropeçando pelas ruas, e a equidade não pode entrar. Sim, a verdade desfalece, e quem se desvia do mal arrisca-se a ser desposado; e o Senhor o viu, e foi mal aos seus olhos que não houvesse justiça” (Isaías 59.14,15). Faltava conhecimento. Outro profeta, Oséias, também pontuava: “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento…” (Oséias 4.6).
Hoje, em nosso país, há um consenso para o erro… O portal para o ridículo, a exaltação do grotesco, o politicamente correto tem sido o ponto nevrálgico da convergência de pensamentos e condutas. A ausência do conhecimento limita nossa visão de qualidade de vida, vida esta não somente física, emocional e psicológica, mas, acima de tudo, a espiritual. Diga-se, de antemão, que o campo espiritual abarca todos os demais campos dessa vida.
E é por isso que Jesus, de forma categórica, afirma: “Mas buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6.33). De igual modo hoje, devemos buscar o conhecimento de Deus! O profeta Oséias proclama: “Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor: como a alva, será a sua saída; e Ele a vós virá como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra” (Oséias 6.3).
Meu prezado leitor, procure conhecer a Deus! E como conhecer a Deus? Conhecemos a Deus por intermédio de Seu Filho Jesus Cristo! Jesus afirmou para Tomé e para os demais discípulos: “Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis e o tendes visto” (João 14.7). Esse conhecimento se concretizará quando você O confessar como Seu Senhor e Salvador!
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.