Texto do Pr Sérgio Lima publicado na PG do dia 14/04/2019
A ALEGRIA DOS PERVERSOS TEM CURTO PRAZO DE VALIDADE – SALMO 37
Este salmo de Daví, que está dentro de uma categoria chamada de “salmos sapienciais” , tem uma estreita ligação com o “Sermão do Monte” , onde o verso 11 do salmo é citado por Jesus em seu sermão (Mt 5:5).
O salmo 37 nos exorta a não ficar impressionados com o sucesso passageiro dos perversos, enquanto os justos sofrem todo tipo de perseguição e provação na vida. Não podemos nos esquecer que a nossa recompensa não é temporal, como o sucesso e a prosperidade do homem sem Deus, mas é eterna e está salvaguardada em um lugar onde a traça não corroe e a ferrugem não deteriora. Enquanto estamos aqui, estamos apenas a caminho desse lugar eterno e tudo o que precisamos fazer é entregar ao Senhor esse caminho e confiar nele: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará” (v.5). A palavra “entrega” aqui tem o sentido de “transferir.” Devemos, pois, transferir para o Senhor toda a nossa ansiedade e preocupações enquanto estivermos a caminho, e tudo o mais ele fará. Quem realizará é ele. O que nos cabe fazer é simplesmente descansar e confiar: “Descansa no Senhor e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios” (v.7).
Tenhamos, pois, a consciência de que a alegria dos perversos tem um prazo muito curto de validade, mas a felicidade dos justos não tem fim, posto que ela não termina na sepultura, mas transpõe os portais eternos. Pare e pense! (Pr. Sérgio Lima, pastor da Igreja Batista Morada do Sol em Teresina – PI).
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.