Fechar
Buscar no Site

Texto de Ivan Moutinho – Publicado na PG do dia 07/04/2019

Nós Somos Super-Vencedores  

Texto áureo: Rm 8:31-39

Reportando aos “Jogos Olímpicos”, onde se compete em  várias modalidades de esportes. Destacam-se ali, aqueles que se tornam campeões, batendo “recordes mundiais”, e conquistando medalhas de ouro. A fama, o reconhecimento e o destaque são inevitáveis. Atletas como Usain Bolt, velocista jamaicano apelidado de  ‎Lightning Bolt(Raio Bolt) recordista mundial nos 100m e 200m. Outro campeão olímpico Michael Phelps, nadador americano,  conquistou trinta e sete recordes mundiais e o maior número de medalhas de ouro, oito, olímpicas em uma única edição, nos Jogos de Pequim na China, batendo varias vezes o seu próprio recorde. Bolt,  corre nas raias das pistas de ginásios olímpicos e Phelps  nada nas raias de piscina olímpicas. Parece antagônico, mas tem algo em comum entre os dois:  treinaram para serem campeões. Por isso, não houve quem pudesse superá-los, na modalidade ou categoria que competiram. Eles se superaram, com certeza, no entanto, não foram nada mais além de VENCEDORES.

O vencedor é aquele  que conquista o primeiro lugar ou vence algumoutro tipo de desafio.

Uma pergunta: O que o escritor da carta de Romanos queria expressar com relação a frase: nós somos mais do que vencedores. ?  É claro, somos obrigados a considerar o texto do capítulo oito.  O significadooriginal grego (Σούπερ νικητές) transliterado é Soúper nikités, traduzido para o nosso português: super-vencedores. E, assim, Paulo nos deu pelo menos quatro razões verdadeiras para conquistar este título:

DEUS É POR NÓS (v.31), sugere que o crente, não está isento de enfrentar os contrários à nossa fé, pessoas, coisas ou  conflitos interiores, mas, sabendo que Deus é o nosso amigo.

DEUS É QUEM JUSTIFICA (v.33) os nossos acusadores não podem nos incriminar por nossos pecados, porque Justificados somosgratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus (Rm3.23);

JESUS INTERCEDE POR NÓS (v.34), o Senhor mesmo concede um intercessor e o seu próprio braço traz a salvação e nos sustem em  sua própria justiça. (Isaías 59.15). Jesus é o nosso Advogado Celestial à direita de Deus Pai, que nos defende daqueles que querem a nossa condenação;

O AMOR DE CRISTO (v.35). O melhor de Deus veio a nós, ele nos amou primeiro (I Jo 4.19). É o amor constrangedor (II Co 5.14),  incompreensível  em largura, comprimento, altura e profundidade, e excede todo o entendimento, para sermos cheios de toda plenitude de Deus. (Ef. 3.18-19)

Por essas razões nós somos mais do que vencedores ou super-vencedores, através de Cristo.

Usain Bolt  venceu correndo na terra,  Michael Phelps  venceu nadando nas águas, mas somente os super-vencedores, vencem prosseguindo para o céu, e o treinamento é perseverar com Cristo Jesus Nosso Senhor. “Nem a morte, nem a vida, nem os seres angelicais, nem o maligno, nem no dia de hoje, nem no dia de amanhã, altura, profundidade nem alguma criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.” (v.39) Por isso, somos mais do que vencedores.

Pr. Ivan Moutinho – IB Boa Vista  

                                                                             

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens