Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr Ivan Moutinho publicado na PG do dia 31/03/2019

INIMIGOS OU AGENTES DA RECONCILIAÇÃO?

“Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação.” Romanos 5: 10-11

Reconciliação é a articulação voluntária, que pode resolver o litígio entre partes discordantes. É a promoção da paz para sanar algum tipo de conflito entre pessoas, instituições, povos ou nações.

Recentemente, no âmbito  político brasileiro, assistimos ao desenrolar de confusões entre as mais altas instituições governamentais, poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Uma verdadeira celeuma por causadas idéias, ideais e ideologias tratando-se como questões políticas. O litígio partidário gera a confusão, o bate boca, insultos, desrespeito, traições, disse-me-disse, carregado de discurso de ódio e más intenções afim de puxar o tapete do outro, para derrubá-lo.

Nessa atmosfera hostil, não dá para se pensar nem em conciliação, imagina o reconciliar. Mas, se conciliar, torna-se tão difícil e complexopara determinadas pessoas, imagine, então, reparar danos em relacionamentos agravados por discórdias, criticas destrutiva, seguidasde outras ofensas. Alguém diria: SÓ DEUS, MESMO!

A Bíblia fala que inimigos foram reconciliados com Deus (v.10), Paulo, por exemplo: “A mim, que dantes fui blasfemo, e perseguidor, e injurioso; mas alcancei misericórdia, porque o fiz ignorantemente, na incredulidade.” I Tm 1:13. No caso de Paulo existe um “atenuante”, ele era incrédulo. No entanto, existem aqueles que são amigos do mundo e constitui-se inimigo de Deus.(Tg 4.4)

O que fazer e como atrair a amizade de Deus? A Bíblia esclarece-nos que não precisamos fazer nada, a não ser crer em Jesus. Pois Ele, tomaessa iniciativa, vindo reconciliar o homem a Deus, se entregando emorrendo em nosso lugar para justificação do nosso pecado, e mediante a fé termos  Paz com Deus. (Rm.5.1)

Podemos sugerir que a Bíblia  é a articulação Divina para a reconciliação de inimigos. E a todos que estamos no mundo, Deus estendeu a possibilidade de restabelecer a amizade com todos os homens e entre os homens.

Mas devemos cuidar para que nossas atitudes, pensamentos ou ressentimentos a respeito dos nossos semelhantes, não venham causar impedimento na manutenção da nossa amizade com o Senhor. “Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,  Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.” Mt. 5:23-24.

Queridos, o trabalho da reconciliação é contínuo, não deve ser interrompido por causa da “dura cerviz” em desobediência. O coração pode estar reconciliado e cheio do desejo de adorar e servir ao Senhor, mas se em algum instante,  lembrarmos de alguma coisa contra alguém devemos imediatamente, tratar de nós mesmos, praticarmos a reconciliação que nos foi dada. É uma questão de ter iniciativa.

Os crentes verdadeiros reconhecem o mandamento e autoridade da Palavra e a obedecem.  Esses são os reconciliados, os salvos, que se gloriam em Deus, através do Senhor Jesus Cristo. (v.11).

O quanto estamos dispostos a sermos agentes ativos na reconciliação com nosso irmão? A Bíblia diz que Deus nos reconciliou com Ele, nos deu o ministério da reconciliação e pôs em nós a palavra da reconciliação. Portanto,  somos embaixadores da parte de Cristo. (II Co 5.18-20).  O mundo vai continuar em guerra, mas nós podemos viver a Paz que o mundo não conhece.

JESUS disse: A minha Paz vos dou! (Jo 14.27)  Receba a Paz de Deus.

Pr. Ivan Moutinho – IB Boa Vista –Timon-MA – 29/03/2019

 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens