Fechar
Buscar no Site

Texto de Roberto Veloso na PG do dia 24/03/2019

NA CONTRAMÃO DO MUNDO

“Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem;” (Mateus, 5:43-44)

O mundo é cheio de vingança, de violência, de malquerer, de ódio, de maldade. Estar na contramão do mundo é praticar o ensinamento de Jesus Cristo, amar os nossos inimigos, orar por quem nos perseguem.

Agir conforme o mundo é vingar as ofensas. Procurar odiar mais e planejar a execução de maldades contra os inimigos. Esse ensinamento não é cristão e não procede da vontade de Deus.

“Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo?” (Mateus, 5:46-47)

Jesus Cristo andou na contramão do mundo. Enquanto o mundo O esperava vestido em trajes reais, Ele nasceu em uma estrebaria. Enquanto o mundo aguardava a unção do Messias pelo sumo sacerdote, Jesus foi ungido por uma mulher.

Enquanto o mundo esperava a entrada do Messias em Jerusalém em uma carruagem de ouro, Jesus entrou montado em um jumentinho. Jesus nos amou tanto que deu a Sua vida para nos salvar.

Isso nos ensina também a andarmos na direção contrária do mundo. Se há corrupção, o cristão deve dela se afastar, sequer correr o risco de praticá-la. Se há violência, o discípulo de Cristo deve amar. Se há ofensas, o cristão deve perdoar.

Mais do que nunca precisamos seguir os ensinamentos de Jesus e fazer a diferença onde moramos, trabalhamos e vivemos. Sendo discípulos de Cristo, cumprindo a Sua palavra.

“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.” (João, 14:21)

Em um mundo de desamor, andar em sua contramão é amar. Esses os dois principais mandamentos de Jesus: 1) amar a Deus acima de todas as coisas; 2) amar ao próximo como a si mesmo.

Seguir a Jesus é obedecer aos Seus ensinamentos. E o essencial é amar, porque se houver amor, o mundo se transformará, e seremos o sal da terra e a luz do mundo com o nosso comportamento.

Por Roberto Veloso
Igreja Batista do Olho D´Água (São Luís-MA)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens