Fechar
Buscar no Site

Texto de Ivan Moutinho na PG do dia 24/03/2019

 

NÃO SE ARREPENDER, É A MAIOR TOLICE DO HOMEM!

19 – Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR,  26 – Ressuscitando Deus a seu Filho Jesus, primeiro o enviou a vós, para que nisso vos abençoasse, no apartar, a cada um de vós, das vossas maldades. (Atos 3:19-26 )

O ensino de Jesus, continuado pelos apóstolos no Novo Testamento, chama todos ao  arrependimento e conversão. Mesmo repercutidas, essa chamada, desde o antigo testamento, e, ainda, conhecendo os relatos bíblicos do juízo de Deus vindo sobre todos os insubordinados à Palavra, as pessoas insistem em  resistir  não atendendo a temerária advertência de Deus.

Naquilo que concerne o que é certo e errado, vivemos no mundo, tempo de grande efervescência, social, política e religiosa, como se todas as coisas estivessem se dissolvendo na água da perplexidade. Falo isso considerando a inversão de valores morais e éticos que sinuosamente,instalou-se em toda esfera terrestre.

No Brasil, dia-a-dia, o homem de bem, espanta-se ao constatarverdadeiros absurdos de decisões impostas que “escandalizam” mesmo aqueles que tem um mínimo de “juízo”.  E fatalmente, onde poderia haver prosperidade de uma nação, vê-se a instauração oficializada da pobreza em todas os aspectos, rumo à silenciosa miséria pelo despojo dos ricos valores do pensamento. Infelizmente, em todas as instituições humanas, não há quem escape à terrível imposição do mal.

Pior ainda, é na igreja instituída por Cristo, que, infelizmente, muitos dos quais se consideram seus seguidores, esses, na verdade, seguem a imoralidade e praticam regras, segundo os próprios e condenáveis desejos. No livro de Jeremias 17.9, fala o que é isso. – “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?”.

No Livro de Apocalipse, a  igreja de Laodicéia foi considerada “morna”, na iminência de ser vomitada, rejeitada, despejada pela boca do Senhor. Jesus apontou as piores qualidades daquela igreja. “Tu ésinfeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu” Ap.3.17. Mas ainda havia tempo para mudança. A igreja foi repreendida e disciplinada porque o Senhor a amou. Uma advertência séria: “Sê, pois, zeloso e arrepende-te.”

Jesus quer apagar nossos pecados, e quer nos dar tempos de refrigério pela sua presença. Jesus quer nos abençoar e  nos apartar de toda maldade. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Outro dia, ouvi uma frase de alguém que disse: “Os políticos são corruptos, porque o povo é corrupto.”. Não gostei. A princípio, soou aos meus ouvidos de forma negativa. No entanto, devemos aprender a pensar, mesmo sobre o que não gostamos de ouvir. A Palavra de Deus, é acusativa, condena o pecado no homem. O ímpio não consegue digerir amensagem porque fala contra a multidão de suas iniqüidades.

A Bíblia diz que somos pecadores, e devemos nos ver como tal. Oprofeta Isaías não se exime dessa triste condição: “… Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o REI, o SENHOR dos Exércitos!” Is.5.5b, Continuar errando por desejo de errar é loucura. O não arrependimento não gera o perdão de Deus. A não conversão impede o refrigério pela presença do Senhor em nossa vida.

Sim, concordo que os políticos são corruptos porque o povo é corrupto, e mais, todos nós somos corruptos e corruptores. É a partir desta confissão e auto-exame, temos perfeito julgamento de nós mesmos. Resta-nos chorar pelos próprios pecados, e a conversão é a nossa buscaa cada  dia pelos valores Cristãos.  Paulo define até onde ele chegou: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.”  Gl 2:20 .

Arrependei-vos e convertei-vos dos vossos pecados. NÃO SEJA TOLO!

Pr. Ivan Moutinho – Igreja Batista Boa Vista –Timon-MA – 22.01.2019.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens