Texto do Pr Ivan Moutinho publicado na PG do dia 17/03/2019
VOCÊ ESTÁ PASSEANDO NESTE MUNDO, OU MARCHANDO PARA A GUERRA?
II Samuel 11:1 – E ACONTECEU que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, enviou Davi a Joabe, e com ele os seus servos, e a todo o Israel; e eles destruíram os filhos de Amom, e cercaram a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém. 2 – E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista.
Davi, homem de guerra, notável rei de Israel , que, junto aos seus , generais, soldados, súditos e serviçais , conquistou a admiração e um elevado conceito entre todo o seu povo. Davi, ainda jovem atraiu a simpatia do Senhor, (… era ruivo e formoso de semblante de boa aparência – I Sm 17.12). No entanto, o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que esta diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração (v.7).
Há uma guerra, e quem participa, empenha a própria vida aliado aos seus companheiros contra as forças inimigas. Os homens de Davi: destruíram os filhos de Amom e cercaram a Rabá, sem trégua, e, assim, avançavam em cada batalha. Enquanto isso, Davi ficou em Jerusalémno tempo em que os reis saem à guerra (v.1)
Duas condições contraditórias. Enquanto Davi passeava no terraço da casa real os seus comandados lutavam aguerridos. Consideremos, então, dois ambientes distintos: ZONA DE GUERRA e ZONA DECONFORTO. É importante alertarmos que, se a zona de guerra é lugar de intensa luta, a zona de conforto é sedutora e perigosa.
Há um dito que, “mente vazia é oficina do diabo”. Sinceramente, o textobíblico não indica interferência do diabo manipulando a mente de Davi. Ele mesmo, Davi, formou os seus pensamentos e desejou ter aquela mulher para si. Portanto, pecou conscientemente.
Pegando o “gancho” de Davi, há homens que não podem nem ver “um rabo de saia” e logo forma o mau plano de desejo em seus pensamentos, mas, mesmo não concretizado, já pecaram pela má intenção. Pois, o pecado não se configura no ATO em si, mas na INTENÇÃO, fútil e maligna. “Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.” Mt 5:28
Quantos divórcios? Quanta tristeza, mágoa, depressões, quantas decepções de filhos esposos, esposas?
Crimes passionais? Quantas famílias destruídas? Por conta da falta da sinceridade e falta de amor.
A queda inicia dos lugares altos da desobediência e desprezo dos mandamentos do Senhor nosso Deus. Davi em elevado conceito, louvado como o Rei do povo de Israel. Mas começou a cair, tornou-se mesquinho por cobiçar a mulher, do seu fiel soldado, Urias, no front de batalha. Quem poderia supor que o grande rei Davi, o rei escolhido de Deus, ungido por Samuel, iria projetar tanta maldade em seu coração.Davi em sua ZONA DE CONFORTO pecou feio: traiu, mentiu, foi sórdido e cometeu homicídio perpetrado.
“Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.” I Co 10:12 –
Na ZONA DE GUERRA, há muito mais vantagem para nosso espírito. Amados, não há outra maneira de vencermos a batalha espiritual existente, a não ser se colocarmos nosso olhar em Cristo e joelhos no chão, impossível de cair. Nenhuma luta é fácil, mas é bem melhor lutar do que se acomodar nas destruidoras zonas de confortos deste mundo.“; LEMBRE-SE: O Nosso Deus é o SENHIOR DOS EXÉRCITOS , nos fará vitoriosos na ZONA DE GUERRA.
“Quão amáveis são os teus tabernáculos, SENHOR dos Exércitos! Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde ponha seus filhos, até mesmo nos teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu. (Sl 84:1-3)
Pr. Ivan Moutinho/Igreja Batista Boa vista – Timon-MA – 06.03.2019
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.