Ivan Moutinho – Texto Completo Publicado Na Página Gospel Do Jornal Pequeno Do Dia 10/03/2019
JESUS, ESCÂNDALO PARA OS INCRÉDULOS
54 – E, chegando à sua pátria, ensinava-os na sinagoga deles, de sorte que se maravilhavam, e diziam: De onde veio a este a sabedoria, e estas maravilhas? 55 – Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas? 56 – E não estão entre nós todas as suas irmãs? De onde lhe veio, pois, tudo isto? 57 – E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, a não ser na sua pátria e na sua casa. 58 – E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles. (Mateus 13:54-58)
Muitos em Nazaré admiravam-se do ensino, sabedoria e maravilhas vindas de Jesus e perguntavam de onde lhe veio tudo isso? Conheciam o rapaz, filho do carpinteiro, conheciam sua mãe, irmãos e irmãs , e, agora, ouvem que ele é profeta.
Jesus começou oficialmente o seu ministério em Nazaré quando leu o livro de Isaías. “Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos” Lc4.21
Cresceu na cidade de Nazaré, uma pessoa comum , habitando em meio de pessoas comuns, e nada nele chamava atenção. Mas agora, todos, admirados, vêem Nele autoridade e sabedoria das Escrituras, nuncaantes vista em alguém.
Nesse tempo, líderes da sinagoga, escandalizaram-se, e invejaram Jesus, que apresenta a sua condição de profeta de Deus, superior aos profetas das Escrituras. Ademais, ouviram de outros, que Jesus ensinava e fazia sinais, milagres e maravilhas pelos lugares aonde passou. Não ocreram, mas exigiam provas, e o desafiaram a fazer o mesmo ali em Nazaré.
Jesus tornou-se o escândalo para os seus patrícios, e foi rejeitado. “veio para o que era seu, e os seus não o receberam. “ Jo.1.1. Mas, “Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; E todo aquele que crer nela não será confundido.Rm 9:33”
Por isso, Jesus falou um dito conhecido em sua época, “que o profeta não tem honra em sua pátria e nem em sua casa” e assim, reivindica ser honrado e considerado no lugar aonde conviveu em família. Os líderes religiosos, cheios de ira, levaram parte da população a se voltarem contra Jesus, e até os seus irmãos, filhos de Maria e José, não o creram,mas, o insultavam (Jo 7.3,5). O resultado é que poucos creram em Jesus e por conta disso, não fez ali muitas maravilhas. (v.58).
A incredulidade é um empecilho que inibe a maravilhosa manifestação do poder e misericórdia divina. Muitos podem admirar a história de Jesus e considerar os sábios e justos ensinos da Fé cristã, mas só issonão basta. Outros vêem Jesus como o filho de Maria e de José, eequivocados, devotam em seu coração adorar “o menino Jesus”, é óbvio, que Jesus cresceu e tornou-se adulto.
E mesmo, quando multidão de testemunhas em todo mundo, desde os tempos e épocas anunciam que Jesus é o Senhor e Salvador, o Filho do Deus Vivo, ainda assim, não crêem no seu nome.
Em nossos dias, o nome de Jesus continua provocando a ira dos homens impiedosos. Nas festas da carnalidade tentam feri-lo outra vez, comodioso escárnio vilipendiando imagens e símbolos da religiosidade. Masinformo que o meu Jesus não é nenhum símbolo religioso, mas,ROCHA DE ESCÂNDALO para os incrédulos (Rm 9.33).
“Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus? Rm 3.3.”
É uma retórica de Paulo, e a resposta é NÃO, mil vezes NÃO!
Mesmo existindo a incredulidade maldosa, cruel e arrogante dos homens, Deus continua Fiel. Quem crer, não será confundido, e pela graça é salvo, mediante a fé em Cristo Jesus (Ef.2.8). Não seja um incrédulo!
Pr. Ivan Moutinho – Igreja Batista Boa Vista – Timon – MA / 07.03.2019
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.