Fechar
Buscar no Site

Por/ Pr. Ivan Moutinho – Publicado Na PG Do Dia 03/03/2019

QUAL O MEU NOME?

E saiu Jesus, e os seus discípulos, para as aldeias de Cesaréia de Filipe; e no caminho perguntou aos seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens que eu sou? E ele lhes disse: Mas vós, quem dizeis que eu sou? E, respondendo Pedro, lhe disse: Tu és o Cristo. Mc 8:27-29

Jesus tornara-se notável pelo o que ensinava a respeito do Reino de Deus. Para aqueles que o ouviam reconheciam a autoridade de suas palavras e o louvavam por isso. É certo que muitos passaram a segui-lo porque viam os milagres e curas de cegos, paralíticos, leprosos e todos curados movidos pela indo ao encontro de Jesus.

No caminho (v.27), Jesus pergunta aos discípulos: “O que os homens dizem que eu sou?”. Em outras palavras: “O que vocês OUVIRAM ao meu respeito. Respondendo, os discípulos: “… muitos dizem ser João Batista, outros Elias, e  outros um dos profetas. O certo, é que aspessoas no anonimato falam demais, ou falam sem pensar, sem se importar com os fatos.

Mesmo a mais de 2000 anos d.C, ainda ouvimos repercussões à respeito de quem JESUS não é. Bem sabemos que as pessoas usam de especulações. Aí, por causa da inocência duvidosa de pessoas, ou malícia atrevida do coração, que são especialidades da natureza humana, insurgem  as “Teorias Achistas e enganosas dos homens. Por outro lado, Jesus conhece bem o que há no homem: “E não necessitava de que alguém testificasse do homem, porque ele bem sabia o que havia no homem.” Jo 2.25.

Em seguida, Jesus provoca os discípulos com outra pergunta: E vocês? O que dizem quem eu sou? Jesus deseja ouvir de nossa própria boca, o que Ele representa para mim e para você, particularmente. Queridos, não é através do que as pessoas falam mas é pela experiência pessoalque temos o maior conhecimento a respeito de Cristo. Deus nos convida a um relacionamento mais achegado, mais intimo “… chamei-te pelo teu nome, tu és meu … Is 43.1”.

“Pedro foi o mais feliz de todos os discípulos quando reconhece quem é Jesus: E, respondendo Pedro, lhe disse: “TU ÉS O CRISTO!  Quanta felicidade alcançada quando conseguimos o mesmo discernimento de Pedro.  

Jesus vai além das expectativas dos homens da sua época de ser um herói nacional como Elias que lutou e matou os profetas de Baal (I Rs18.40), Jesus venceu a morte (I Co 15.55); incomparável a João Batista que batizava em água, pois Jesus batiza com o Espírito Santo e com fogo (Mt 3.11). E JESUS fala mais profundamente ao coração humano do que qualquer profeta pois Ele é o Verbo que se fez carne (Jo 1.14).  

Mas o discernimento espiritual deve nos levar, também, a um minucioso exame de nós mesmos. Por uma questão de subsistência espiritual, é necessário o autoconhecimento. A Palavra diz: Examine-se, pois, o homem a si mesmo II Co 11.28a.  

Pode ser que não estejamos sendo reconhecidos pelas pessoas de fora,pelo nome de cristão,  filhos de Deus. Pode ser que o modelo que imitamos soe estranho à igreja de Jesus, não condizente com a mensagem que  pregamos. Efésios 5:1 – SEDE, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; 2 – E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.

O que diz, Jesus a respeito de mim, isto é o que mais me importa. Oremos: Ajuda-nos, Pai, a sermos conhecidos pelo teu nome, não nos deixe ser CONFUNDIDO.

Pr. Ivan Moutinho / Igreja Batista Boa Vista 01/03/2019

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens