Fechar
Buscar no Site

Princípio E Princípios – Publicado Na PG Do Dia 24/02/2019

O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.Pv 1.7

Não precisa ser engenheiro, para se admitir que em toda construção, é necessário observar, PRINCÍPIOS BÁSICOS para a boa edificação. Tudo deve começar bem para terminar bem. Um canteiro de obra inadequado, um material sem qualidade e profissionais incapazes, certamente, resultará em vergonha para o dono da construção que se propõe a construir uma edifício a ser firme e confiável.

Paulo usa da analogia referindo-se ao indivíduo como “edifício de Deus sois vós”(I Co 3.9). Daí vem a necessidade de contarmos com o mais confiável artífice e construtor (Hb 11.10) e renomado arquiteto do universo, o Deus que criou a tudo e a todos.

Josué, no início do seu chamado, foi instruído pelo Senhor: “Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.Josué 1:8”

Não se apartar da palavra, meditar, ter cuidado, são os princípios orientados pelo Senhor a Josué e, também para nós. A Bíblia deve ser cumprida semelhante à orientação inscrita num projeto calculado e desenhado por um engenheiro, isto significa que devemos guardar os mandamentos de Jesus, manifestando o nosso amor apreço pelos seus ensinamentos. A meditação é o exame exaustivo e reflexivo da Palavraprocurando entender a perfeita, boa  e agradável vontade de Deus; E o cuidado, é a prática diária em obediência aos conselhos e ensinamentos de Jesus para a sua correta execução. O resultado disso é que, “… farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido.”

Poderíamos ser bem mais felizes, se em cada princípio de projeto, pudéssemos começar da forma correta. Principiar algo sem artifícios das facetas humanas, sem maliciosas intenções do coração, sem falsidade, sem traição, mas com a benéfica sinceridade dos pensamentos. É imprescindível seguir a VERDADE DE DEUS, isso fará repercutir positivamente em nossa vida. Seremos edifícios agradáveis aos olhos de todos.

Vivemos tempos difíceis aonde de forma escachada, a honestidade é lançada para bem longe do pensamento e intenção humana. E cria-se a narrativa do “mais ou menos correto”, como os princípios aceitáveis nas negociatas políticas, conchavos de compadres, o erro consentido em acordos vergonhosos e espúrios: O PRINCÍPIO DO ERRO. O justo e overdadeiro são varridos para “debaixo do tapete”. Dane-se! “Os loucos desprezam a sabedoria e a instrução”(Pv.1.7). Um casamento sem os princípios de Deus, Uma família sem os princípios de Deus, planos e execução de projetos de vida sem os princípios de Deus, fracassarão.

A Palavra de Deus reafirma: “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre.” (Sl 111:10). O Temor do Senhor é o  único princípio que nos fará conviver com os mais altos e perfeitos valores vindo da parte de Deus. O amor, o perdão, a justiça, a compaixão, a misericórdia, a bondade, nos faz experimentar a Paz que o mundo não conhece, nos conduzindo ao expoente máximo e o fim de tudo, a SALVAÇÃO em Cristo Jesus. “Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.” (Rm 10:4.)

Pergunte-se: O que tenho escolhido e concordado para os meus valorespessoais? Quais os princípios que tenho seguido? Nossos princípios morais ou éticos, muitas vezes devem ser questionados, no entanto os PRINCÍPIOS de Deus são infinitamente mais elevados e temíveis. São esses que devem ser acatados.

É dito: “Dize-me com quem andas, que eu te direi quem tu és!” atrevo-me a parafrasear esse dito, “Dize-me com quem andas, e eu te direi aonde você vai chegar!”. O salmista se posiciona em seus princípios: “Apartai-vos de mim, malfeitores, pois guardarei os mandamentos do meu Deus.” (Sl 119:115). Façamos o mesmo. Glórias a Deus!

Pr. Ivan Moutinho, IB Boa Vista-Tiomon-MA, 17/02/19

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens