Fechar
Buscar no Site

Ajuda Humanitária Chega Para Venezuelanos

Ajuda humanitária chega a Roraima, mas não tem previsão para ser entregue a venezuelanos

Aeronave da FAB chegou a Boa Vista com 23 toneladas de donativos e 500 kits de medicamentos

Sexta-feira , 22 de Fevereiro de 2019 
Ajuda chegou por volta das 10h desta sexta-feira (22)

Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) chegou a Boa Vista por volta das 10h, horário local, desta sexta-feira (22). O avião trouxe mantimentos que serão levados de caminhão até o município de Pacaraima, situado na região norte de Roraima, fronteira com a Venezuela, para serem entregues aos estrangeiros.

A aeronave transportava 23 toneladas de leite em pó e 500 kits de primeiros socorros. Após o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciar o fechamento da fronteira, a aduana do país vizinho não abriu na manhã de hoje. De acordo com a Base Aérea de Boa Vista, não há previsão para que os donativos sejam encaminhados à Pacaraima.

O representante da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Michael R., disse ao Roraima em Tempo que não é possível afirmar quando os alimentos e medicamentos serão entregues, tendo em vista o bloqueio autorizado por maduro.

“Estamos participando da colaboração entre os Estado Unidos e Brasil para acumular ajuda humanitária a venezuelanos, mas ainda não tem data definida para entrega”, reforçou.

Segundo o representante da Embaixada americana apenas o governo brasileiro pode definir quando a ajuda humanitária será entregue. “A situação dos venezuelanos é uma emergência, mas hoje, até o momento, é apenas acumulação da ajuda aos venezuelanos”, complementou.

Conforme a estratégia traçada pelas autoridades, os alimentos devem ser encaminhados a Pacaraima, e caminhões do país vizinho devem receber os donativos na fronteira e levá-los ao povo venezuelano. Com o fechamento da fronteira pode ser que demore mais tempo que o previsto.

FECHAMENTO

Ontem, Nicolás Maduro ordenou que a fronteira entre Brasil e Venezuela fosse fechada a partir das 20h. Roraima é a única fronteira terrestre que a Venezuela tem. As cidades de Santa Elena de Uairén e Pacaraima formam o marco fronteiriço.

A decisão de Maduro ocorre após o principal opositor, Juan Guaidó, anunciar que amanhã, dia 23 de fevereiro, será histórico, tendo em vista que diversas cargas de ajuda humanitária chegarão ao país.Maduro, inclusive, ordenou que as fronteiras marítimas com Curaçao, Bonaire e Aruba também fossem bloqueadas por tempo indeterminado.

Na noite dessa quinta-feira (21), os militares do Exército Venezuelano atacaram uma comunidade indígena no país vizinho. Ao menos 22 pessoas ficaram feridas e duas morreram durante o conflito.

 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens