Fechar
Buscar no Site

Rússia dá sinais de que Irã está em apuros

 

Irã em apuros – A maior produtora de petróleo da Rússia, Rosneft, decidiu deixar o Irã e a possibilidade de investir 30 bilhões de dólares em projetos russos e iranianos em de petróleo e gás na República Islâmica do Irã, foi o que informou o jornal russo Vedomosti, citando três fontes próximas à alta administração da mega empresa Rosneft.

Em novembro do ano passado, a Rosneft e a National Iranian Oil Company (NIOC) assinaram um acordo para cooperação estratégica em petróleo e gás no Irã, uma cooperação que o presidente-executivo da Rosneft, Igor Sechin, disse que envolveria 30  de dólares em investimentos.

Na época, a mídia russa citou Sechin dizendo que as partes poderiam assinar em breve vários acordos entre a Rússia e Irã vinculados, e a soma total desses projetos poderia chegar ao equivalente a 55 milhões de toneladas de petróleo por ano, cerca de 1,1 milhão de barris de petróleo.

Agora, a Rosneft reconsiderou seu envolvimento no Irã, devido às sanções dos EUA ao petróleo iraniano e devido a uma mudança na estratégia da Rosneft de focar no crescimento da produção na Rússia, de acordo com as fontes do Vedomosti.

De acordo com analistas que conversaram com o Vedomosti, a decisão da Rosneft de sair do Irã é sábia porque os riscos eram mais altos do que as recompensas e Teerã não ofereceu termos atraentes para investidores internacionais. A Rosneft não é a única empresa russa a ter desistido de projetos no Irã devido às sanções dos EUA.

Irã pode estar realmente em apuros

Estas multinacionais gozam de informações muito detalhadas das operações e decisões de grandes governos como da Rússia e dos Estados Unidos, e a decisão pode ser baseada na inteligência destes países em relação ao que está para acontecer na República Islâmica do Irã.

Mas pode ser que os Russos saibam que algo muito mais grave e sério está para acontecer no Irã do que as simples sanções americanas, o Irã está realmente em apuros devido sua política de ódio ao ocidente, aos americanos e ao Povo de Israel em especial.

Fonte: Oilprice e Vedomosti – Foto: PixaBay

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens