Fechar
Buscar no Site

Brexit põe Theresa May sob risco: como é a votação de desconfiança que pode tirar premiê britânica do cargo

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, será alvo de um voto de desconfiança nesta quarta-feira (12), o que pode levar à queda dela da liderança do Partido Conservador e, por consequência, do comando do governo.

Em um pronunciamento, May afirmou que vai enfrentar a votação “com tudo o que tem”. E argumentou que uma troca de líder neste momento colocaria o futuro do Reino Unido “em risco e criaria incertezas que não podemos bancar”.

A votação, que deve ocorrer entre 18h e 20h (horário de Londres), foi solicitada por parlamentares do próprio partido de May, insatisfeitos com a forma como ela tem conduzido as negociações do Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia.

O questionamento à liderança de May foi feito por meio de 48 cartas pedindo o voto desconfiança. Ela precisa conseguir o apoio da maioria dos membros do Partido Conservador para continuar no poder.

Se sair vitoriosa, May não poderá ser retirada da liderança do partido por pelo menos um ano. Mas, se não obtiver maioria, haverá uma eleição entre os membros do partido para escolher um novo líder e ela não poderá concorrer.

FONTE/BBC

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens