Fechar
Buscar no Site

A Imutabilidade De Cristo – C.H.Spurgeon

A Imutabilidade de Cristo, por C. H. Spurgeon

Sermão Nº 170, A Imutabilidade de Cristo, por C. H. Spurgeon

“Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.” (Hebreus 13:8).

“Porque eu, o Senhor, não mudo” (Malaquias 3:6a).

Rocha nenhuma há como o nosso Deus (1 Samuel 2:2b).

Oh, que maravilhosa e consoladora consideração,

Em nosso Deus não há mudança, nem sombra de variação!

De eternidade em eternidade é sempre o mesmo, Tu és DEUS,

Eterno, Imutável, Perfeito em todas as Suas Perfeições,

Bendito seja o Senhor Deus de Israel,

De eternidade em eternidade, e todo o povo diga: Amém.

Louvai com o coração cheio de amor, Louvai, dai glória ao Eterno SENHOR!

•••

• É bom que haja uma Pessoa que é a mesma. É bom que haja uma rocha estável em meio às inconstantes ondas deste mar da vida;

• A satisfação que o marinheiro sente quando, depois de ter sido agitado por muitos dias, coloca seu pé sobre a terra sólida, é justamente a satisfação de um Cristão quando, em meio a todas as mudanças da vida turbulenta, coloca o pé de sua fé sobre tal texto como este: “O mesmo ontem, hoje e para sempre”. A mesma estabilidade que a âncora dá ao navio, quando finalmente consegue agarrar-se a alguma rocha inamovível — esta mesma estabilidade a nossa esperança concede aos nossos espíritos, quando, como uma âncora, fixa-se em uma verdade de Deus tão gloriosa como esta: “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre”.

I. Primeiro, então, introduzimos o texto por uma pequena EXPLICAÇÃO: “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre”. Ele é o mesmo em Sua Pessoa.

• Será que Salomão cantou a respeito de seu mais bem-Amado: “A sua cabeça é como o ouro mais apurado, os seus cabelos são crespos, pretos como o corvo. Os seus olhos são como os das pombas junto às correntes das águas, lavados em leite, postos em engaste. As suas faces são como um canteiro de bálsamo, como flores perfumadas; os seus lábios são como lírios gotejando mirra com doce aroma. As suas mãos são como anéis de ouro engastados de berilo; o seu ventre como alvo marfim, coberto de safiras. As suas pernas como colunas de mármore, colocadas sobre bases de ouro puro; o seu aspecto como o Líbano, excelente como os cedros”? [Cânticos 5:11-15].

Certamente podemos até agora concluir a descrição de nossa própria experiência dEle! E enquanto nós endossamos cada palavra que veio antes, podemos encerrar a descrição, dizendo: “A sua boca é muitíssimo suave; sim, ele é totalmente desejável [Cânticos 5: 16]. Sua beleza incomparável é perfeita. Ele ainda é “o primeiro entre dez mil” [Cânticos 5:10]. “Mais formoso do que os filhos dos homens” [Salmos 45:2].

• A Pessoa de Cristo nunca muda.

• Jesus Cristo é o mesmo de sempre no que diz respeito a Seu Pai.

• Jesus Cristo é o mesmo para os pecadores hoje como foi ontem.

• Jesus Cristo é o mesmo hoje como foi ontem nos ensinamentos de Sua Palavra.

• O velho Evangelho é o mesmo! Nenhuma de suas estacas deve ser removida, e nenhum de seus cabos precisa ser solto. “Conserva o modelo das sãs palavras, o que você já ouviu falar de mim, na fé e no amor que há em Cristo Jesus.” Teologia não tem nada de novo, exceto aquilo que é falso! A pregação de Paulo deve ser a pregação do ministro hoje! Não há progresso aqui. Podemos avançar em nosso conhecimento sobre ele, mas ele será o mesmo por esta boa razão: é perfeito e a perfeição não pode ser melhorada! A velha verdade que Calvino pregou, que Crisóstomo pregou, que Paulo pregou, é a verdade que eu devo pregar hoje, ou então serei um mentiroso para minha consciência e meu Deus! Eu não posso moldar a verdade. Desconheço tal coisa como lapidar uma doutrina de Deus!

• O Evangelho de John Knox é o meu Evangelho. Aquilo que trovejou por toda a Escócia deve trovejar novamente através da Inglaterra! A grande maioria de nossos ministros é sólida o suficiente na fé, mas não parecem o suficiente na forma como eles pregam. A eleição não é mencionada [sequer] uma vez no ano, em muitos púlpitos! A [doutrina da] perseverança final é mantida encoberta. As grandes coisas da Lei de Deus são esquecidas e uma espécie de mistura híbrida de Arminianismo e Calvinismo é o deleite da presente era. E, portanto, o Senhor abandonou muitos dos seus tabernáculos e deixou a casa de Seu Pacto — e Ele vai deixá-lo até que novamente a trombeta dê um sonido certo — pois onde não houver o velho Evangelho, veremos “Icabode” escrito nas paredes da igreja em pouco tempo! A velha verdade dos Pactuais, a velha verdade dos Puritanos, a velha verdade dos Apóstolos é a única Verdade que resistirá ao teste do tempo! Ela nunca precisa ser alterada para se adequar a uma geração má e ímpia. Cristo Jesus prega hoje o mesmo de quando Ele pregou no Monte. Ele não mudou Suas doutrinas, os homens podem ridicularizar e rir, mas elas ainda permanecem as mesmas, Semper idem está escrito sobre cada uma delas! Elas não devem ser removidas ou alteradas.

• Vamos Cristão, lembre-se que isto é igualmente verdadeiro para as promessas. Que o pecador não se esqueça que isto é igualmente verdadeiro sobre as ameaças.

II. Pare, Sr. Incredulidade! Peço que se lembre-se de que Cristo não muda.

III. Se Ele é o mesmo hoje como ontem, ah, minha alma, não coloque as suas afeições nessas coisas passageiras, mas fixe o seu coração nEle! Ó meu coração, não construa a tua casa sobre os pilares de areia de um mundo que em breve passará, mas construa as tuas esperanças sobre esta Rocha, de forma que quando a chuva descer e as inundações vierem, deve permanecer imovelmente segura! Ó minha alma, conjuro-te, coloque o teu tesouro neste celeiro seguro. Ó, meu coração, eu te ordeno agora a colocar o teu tesouro, onde tu nunca poderás perdê-lo: deposite-o em Cristo.

• Se Jesus Cristo é sempre o mesmo, então, minha alma, se esforce para imitá-lO!

• Se Cristo é sempre o mesmo, Cristão, alegre-se! Haja o que houver, você está seguro.

• Uma advertência solene:

• Não esperamos que Ele mude, pois Ele nunca mudará! Não pensem que o fogo que Ele disse que seria inextinguível, afinal, será extinto. Não, dentro de mais alguns anos, meu ouvinte, se você não se arrepender, você achará que cada jota e cada letra das ameaças de Jesus serão cumpridas! E, veja bem, cumpridas em você. Mentiroso, Ele disse: “A todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre”. Ele não vai enganá-lo. Bêbado, Ele disse: “Nem os bêbados… herdarão o reino de Deus”. Ele não desmentirá a Sua Palavra! Você não terá a vida eterna. Ele disse: “[Os ímpios serão lançados no inferno], e todas as nações que se esquecem de Deus”. Todos vocês que se esquecem da Religião — mesmo que vocês possam ser pessoas morais — Ele manterá a Sua Palavra para vocês: irá lançá-los no inferno!

• Oh, “Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se acender a sua ira; bem-aventurados todos aqueles que nele confiam”. Venha, pecador, caia de joelhos! Confesse os seus pecados e deixe-os. E, em seguida, venha a Ele, peça a Ele que tenha misericórdia de você. Ele não esquecerá a Sua promessa: “[Todo o que o Pai me dá virá a mim]; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora”.

• Venha, prove-O. Com todos os seus pecados sobre si, venha a Ele agora! “Crê no Senhor Jesus e serás salvo”. Pois este é o Evangelho de meu Mestre e eu agora o declaro: “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”.

• Deus lhe conceda graça para crer, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens