Fechar
Buscar no Site

Amigos – Pr Paulo Guilherme

Amigos

A necessidade de fazer amizades é necessária na vida de qualquer ser vivente, pois não fomos feitos para vivermos sozinhos, afinal somos seres sociáveis que durante o transcorrer de nossas vidas sofremos inúmeros abalos por decepções e ingratidões que nos maltratam e que sempre são patrocinadas por pessoas próximas, as quais queremos bem, caso contrário esses sofrimentos não seriam tão acentuados. 

O grande problema é que precisamos de amigos, mas como saber se estamos seguros da tal amizade? Amigo de verdadesofre junto… amigo reconhece os defeitos e aponta para o amigo,mas não admite que outra pessoa comente, pois se issoacontecer, logo sai na defesa e justifica muitas vezes o injustificável. O amigo até briga, mas sempre passa por cima detudo porque bem sabemos que amizade perfeita não existe. 

Na amizade… os papos são intermináveis e não dá medo deabrir o coração e falar até mesmo das deformidades tão escondidas; agora não tem coisa pior que imaginarmos ter um amigo e depois descobrir que a amizade não era bilateral. Um dia,Jesus contou uma história interessante que tornou-se muito popular hoje no meio cristão; existia um homem agricultor poderoso que tinha dois filhos herdeiros, e um belo dia o filhomais novo resolveu sair de casa para conhecer novas pessoas e novas cidades, e para isso necessitava do adiantamento da herança na qual tinha direito; o pai se abalou com aquela decisãoargumentou na sua experiência afirmando ser aquela decisão precipitada que com certeza não daria certo, mas toda argumentação daquele pai não foi suficiente para demover aquele filho da tal ideia. O pai então, entregou a herança e aquele rapaz foi embora de casa em busca de novos amigos e anseios por conhecer novas cidades.

Ao chegar à primeira cidade foi fácil conhecer novas pessoas,até porque tinha uma herança com a qual podia não só chamar atenção mas também patrocinar festas e farras, o que logo muitos “amigos” se aproximaram e tudo se tornou festa em volta daquele rapaz que se tornou pródigo ou gastador, que descuidadamentenão procurou aplicar o dinheiro da herança

O dinheiro acabou. A fome chegou àquela cidade e a crise foitão forte que o rapaz não tinha o que comer e foi a procura dos amigos que ele fizera, quando tinha ainda o dinheiro da herança. A frustração e a decepção foi tamanha, pois os supostos “amigos” eram na verdade amigos do dinheiro que ele tinha, e então se sentiu sozinho precisando sobreviver e assim assumiu um dos trabalhos mais humilhantes para um judeu, trabalhar cuidando de porcos, comendo alfarrobas uma leguminosa amarga que com certeza o fez refletir sobre quem são seus verdadeiros amigos. Enquanto isso, o verdadeiro amigo daquele rapaz o seu pai,sonhava com a volta do filho, mesmo tendo sofrido aquela ingratidão.

Um dia, o filho lembrou de seu pai e voltou para casa. Ao longe o pai o avistou; ele voltou e queria ao menos ser tratado como um empregado de seu pai, pois seria o suficiente a fim deviver melhor do que estava vivendo no mundo, no entanto o rapaz foi recebido em casa com uma festa, pois seu pai mandou matar um boi e fez um farto churrasco, também deu ao filho roupas novas e restabeleceu a aliança perdida colocando um anel em seu dedo, tirando-lhe a condição de escravo por conta de sua escolha errada; o pai colocou em seus pés uma sandália, pois só os escravos andavam descalços e todos os sinais de aceitação e de recomeço para viver de fato uma nova vida (Lucas 15:11-32). 

Portanto, meus amigos, essa parábola nos ensina queamigos verdadeiros são seus pais, sem descartar também aqueles verdadeiros que Deus coloca em nosso caminho, que chegam em épocas difíceis. Deus na pessoa de Jesus Cristo é esse amigo fiel retratado nessa parábola na figura do pai, ensinando que não importa qual seja sua ingratidão e afastamento, mas na hora que você decide voltar para Deus paiseus braços sempre estarão abertos para recebê-lo, porque Ele é pai e amigo que sempre quer recuperar a aliança perdida em seu dedo, e tirar você da condição de escravo colocando uma sandália nos seus pés.

Deus abençoe você!

Publicação Pagina Gospel – 25/11/2018

Pr. Paulo Guilherme

Igreja Quadrangular/ Monte Castelo

Whatsapp (98) 981110198

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens