Fechar
Buscar no Site

Mulher usar calça comprida é pecado? – Pr. Paulo Guilherme

Mulher usar calça comprida é pecado?

Uma certa vez, uma jovem me telefonou completamente angustiada porque não sabia o que fazer diante de uma situação. Ela estava a muito tempo orando a Deus por um emprego, e quando esse emprego chegou, foi informada que a farda a ser usada exigia o uso da calça comprida. A moça ficou desesperada, pois precisava do emprego, mas ao mesmo tempoacreditava que usar caa comprida era pecado, e estava então num impasse entre aceitar ou não o tão almejado emprego que há anos ela estavapedindo a Deus.

Após ouvi-la, Perguntei por que achava pecado o uso da peça de roupa em questão, e imediatamente me respondeu que estava registrada na Bíblia,em Deuteronômio 22:5, a ordem de Deus que diz: A mulher não usará roupa de homem, nem o homem veste peculiar à mulher, porque qualquerque faz tais cousas é abominável ao senhor, teu Deus.

Veja bem, ao escrever os livros do Pentateuco Moisés reservou o quinto livro para repetir ou ratificar todas as leis que foram citadas nos livros anteriores. Por essa razão Deuteronômio significa repetição das leis,e no versículo acima Moisés não estava se referindo à calça comprida porque na época de tais escritos a calça comprida não existia, passando a fazer parte do vestuário a mais de 3000 anos depois dos escritos de Moisés, e foi criada pelos franceses no século XVI para as mulheres andarem à cavalo, pois era difícil com vestido; e depois, passou por um processo de evolução até o modelo da calça que usamos hoje. No tempo de Moisés tanto homens quanto mulheres usavam vestidos de um material inferior, pois eram escravos no Egito, chegando à Terra prometida muito tempo depois, pois demoraram 40 anos para chegarem por causa da desobediência. Assim, Deus preocupado com a saúde do seu povo, que estava vivendo no deserto com a escassez de água e a impossibilidade de fazer higiene satisfatória para evitar contaminação por bactérias, entregou para Moises a lei cerimonial judaica que tinha como objetivo prevenir o povo de enfermidades.

Entre as questões da lei cerimonial registrada por Moisés estava a problemática da contaminação, registrada no livro de Levítico15:19-30, onde Moisés adverte com veemência as mulheres quanto ao seu período menstrual ou qualquer tipo de fluxo sanguíneo, o que as deixava segundo alei imundas, e qualquer homem que tocasse ou até mesmo sentasse no lugar em que elas estivessem sentadas esse homem se contaminaria,ficando totalmente impedido de participar das solenidades religiosas. Por esta razão proibiu a mulher de usar a roupa do homem e o homem a roupa da mulher, pois as roupas eram totalmente parecidas, eram vestidos, semnenhuma diferença estética. Logo, mulher usar calça comprida não é pecado, pois esclarecemos que no tempo dos escritos de Moisés não existia essa peça do vestuário.

O pecado está no exagero das coisas, por exemplo, comer não é pecado, mas comer demais é. E ao usar uma roupa, seja calça ou vestido, que destaca os talhos sensuais do corpo favorece o despertar de libido e assim se torna pecado. Precisamos manter o equilíbrio e a decência na escolha do vestuário.

Você já ouviu falar da calça de capelinho”? Significa capeta misturado com lindo, aquele tipo de calça tão apertada que descreveexplicitamente todos os traços do corpo da mulher; e da calça “micro gira”que significa microfibra misturado com pomba gira? Naqueles modelitos tão decotados e transparentes, com cortes laterais tão altos, capazes de fazer irmão consagrado ter dificuldade para não olhar.

Então… o pecado está no exagero das coisas, no grau de sensualidade explícito, e isso pode ser com qualquer tipo de roupa.

Boa semana para você!

Pr. Paulo Guilherme

Igreja Quadrangular (Monte Castelo)

Whatsapp (98) 98111-0198

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens