Fechar
Buscar no Site

O que faz você feliz – Parte 4 – Pr. Irailton Melo de Souza

 

————————–

FORÇA PARA VIVER

Finalmente, chegamos à última parte da nossa reflexão sobre as bases de uma vida feliz. Até aqui vimos que Jesus constroe novos parâmetros para uma vida feliz, tirando o foco do ter e focando no ser. Feliz não é quem tem, feliz é que é humilde, manso, justo, misericordioso.

Observe que até aqui Jesus fala de condições externas. Mas há também as condiões internas. Ou seja, felicidade não se constroe apenas com ações exteriores, mas com valores internalizados, que são a base daquilo que é externamente expressado.

Em Mateus 5.8 Jesus diz: “Bem aventurados os limpos de coração porque eles verão a Deus”.

Nessa parte do sermão Jesus propõe a busca de uma santidade no interior. O desafio está em viver uma espiritualidade não apenas exteriorizada. As esmolas, o jejum, a oração como toda prática de espiritualidade deveria partir do interior do homem, a raiz de toda adoração deveria partir do coração (Mt.6.1-18).O exercício de uma santidade interior motivaria os discípulos a avaliá-los a si mesmo numa sondagem do seu próprio ser.

Foi esta experiência que viveu o teólogo Agostinho de Hipona quando percebeu que o mal não estava do lado de fora, mas em nosso interior. Este é o ponto de partida para uma percepção de nossa natureza pecaminosa e conseqüentemente gerar em nós uma atitude de contrição e quebrantamento, levando-nos a uma total dependência de Deus na busca da santificação. Os limpos de coração terão a grata satisfação de ver Deus como ele é. Contemplar sua santidade e reinar com Cristo eternamente.

Em decorrencia da santidade interior, viriam novamente ações exteriores consistentes. “Bem aventurados os pacificadores porque serão chamados filhos de Deus” (Mt 5.9).

Os pacificadores são os que semeiam a paz. Ser pacifico é aborrecer todo e qualquer tipo de inimizade. Fogem de contendas. Uma das principais características do pacificador é sua capacidade de liberar perdão. Fica em permanente inquietação enquanto não resolver os maus entendidos com um irmão, não permite que seu coração seja solo fértil para semeadura de contendas, raiz de amargura, ódio, rancor e tudo que é contrario a paz e a comunhão no corpo de Cristo.

Os pacificadores não medem esforços para promover a paz. Em situações de conflito entre irmãos, sempre apontam o caminho da reconciliação e do perdão.

Aborrece a maledicência, o exclusivismo, o individualismo, mas com espírito pacificador semeiam os benefícios concedidos pela graça divina, estes serão verdadeiramente chamados filhos de Deus, pois tiveram um estilo de vida semelhante ao do Senhor e mestre Jesus Cristo, são os que refletiram o caráter de Deus em suas vidas.

Obviamente que viver os valores propostos por Jesus nos coloca na contramão do mundo egoista e pode nos tornar uma ameaça para o sistema da vingança, da inveja, da malícia, da maldade. Mas isso já não pode nos roubar a verdadeira felicidade.

“Bem aventurados os perseguidos por causa da justiça porque deles é o reino dos céus”, afirma Jesus, finalizando a sua pregação (Mateus 5.10).

Suportar o sofrimento, sofrer o dano por causa da justiça, renunciar a si mesmo em benefício do reino, estardispostos a levar a Cruz (pagar o preço), ter como prioridade de vida a busca do reino de Deus e sua justiça (Mt.6.33), encarar as perseguições como um  estimulo para prosseguir na caminhada com desejo de estar mais próximo de Deus, colocar os valores celestiais acima dos valores terrenos. O regozijo (felicidade) está na grande recompensa que vem do céu, sabendo que aqueles que vieram antes de nós, também sofreram perseguições (Mt.5.12), mas foram aprovados por Deus.

Espero sinceramente ter contribuído para mostrar que a verdadeira felicidade será encontrada na busca e vivência destes valores eternos, que transcendem o aqui e agora, o meramente humano. Os bem aventurados (felizes) terão o privilegio de contemplar o sublime, o Eterno. Verão a grandeza e majestade do reino messiânico, reinarão eternamente com Cristo. Felizes são aqueles que vivem segundo os princípios de Jesus!

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens