Fechar
Buscar no Site

O que faz você feliz – Parte 3 – Pr. Irailton Souza

FORÇA PARA VIVER

O QUE FAZ VOCÊ FELIZ? – Parte 3
Pr. Irailton Melo de Souza

Chegamos à terceira parte da nossa reflexão sobre o que pode nos fazer felizes, de fato. Antes de prosseguirmos, você já poderia responder com convicção o que faz você feliz?

Prosseguindo a sua pregação, feita provavelmente numa colina Eremos localizada próximo a Cafarnaum, Jesus desafia mais uma vez o entendimento dos seus ouvintes, ao dizer: “Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.”

Essa justiça implica em reconhecer o quanto somos pecadores, convictos que fomos justificados pela graça de Deus. O Dr. Martin LIord-Jones comenta: “ter fome e sede de Justiça significa anelar por ser livre do pecado, porque o pecado nos separa de Deus. Assim sendo, o desejo de obter a justiça é o desejo de estar bem com Deus, desejo de desvencilhar do pecado…” (Citação de Jones retirado do livro ministério cristão e espiritualidade de Durvalina Bezerra).

Em nossa relação com Deus inevitavelmente não estaremos em plena comunhão numa forma total e completa, isso pelo fato de nossa velha natureza ainda atuar em nós. O escape está na justificação em Cristo Jesus que pela sua maravilhosa graça, por meio da fé, nos livra de toda culpa (Ef. 2.8-9).

A fome e sede pela justiça são saciadas quando recusamos a perigosa sugestão da carne na auto-justificação.  Não devemos procurar desculpas para justificar nossos pecados, mas com atitude de arrependimento devemos nos aproximar de Deus como reconhecedores de sua graça. Admitir nossos erros e buscar o gracioso perdão. Procurar refrigério e consolo em um Deus rico em misericórdia.

Haveria outra base sustentável para uma vida feliz? Sim, diz Jesus, um coração misericordioso. Bem aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia (Mt 5.7).

Os misericordiosos são aqueles que se compadecem do próximo. Estes têm boa disposição para acolher, não julgam pela aparência, mas com espírito misericordioso leva a carga do outro, suportando as debilidades dos mais fracos, não agradando a si mesmo, mas usando de misericórdia para com todos (Rm.15.1).

Ser misericordioso é ter compaixão pelo necessitado colocando a misericórdia acima dos ritos e obrigações religiosas. Jesus ilustra bem essa verdade na parábola do bom samaritano. O levita e o sacerdote priorizaram suas obrigações religiosas em detrimento do socorro ao homem ferido, ao passo que o samaritano demonstra uma atitude de bondade, compaixão e amor, transcendendo a forma de espiritualidade praticada pelos líderes religiosos da época.

Quanto de nós por muitas vezes priorizamos as programações eclesiásticas em nossas igrejas, e outras obrigações que são comissionadas aos membros da denominação, em detrimento do exercício da misericórdia?  Quem acolherá o doente? Quem socorrerá o faminto? Quem dará abrigo ao sem teto? Não seria esta a nossa missão?

A bem aventurança em ser misericordioso está no fato de que alcançaremos misericórdia da parte de Deus. Ela virá acompanhada de acolhimento, afeto, perdão, frutos da maravilhosa graça. Esta necessita de ser imitada, buscada desejada, pois o alvo aponta para uma vida que imita Cristo.

…Continua na próxima semana

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens