Fechar
Buscar no Site

Não cair em tentação – Roberto Veloso

NÃO CAIR EM TENTAÇÃO

“Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.” (Gênesis, 3:6)

As tentações submetidas a Adão e Eva são as mesmas a que somos submetidos todos os dias de nossas vidas e as mesmas a que foi submetido Jesus Cristo.

O primeiro homem caiu na tentação. Segundo o sentimento de Eva, a árvore era boa de comer, é a cobiça da carne. A fraqueza da carne se manifesta desde a criação. O homem foi e é tentado a sucumbir sob os prazeres da carne, a comida, a bebida, as drogas, a prostituição.

A árvore era agradável aos olhos, é a cobiça do que não lhe pertence. É o desejo do que é alheio. Tudo no jardim e na terra pertencia ao homem, com exceção da árvore do meio do Éden. Mas, o homem a cobiçou e não resistiu. Caiu como caem os que desejam a mulher ou o homem de outrem. Caiu como caem os que subtraem e se apropriação do que não lhe compete, inclusive da coisa pública.

E a terceira tentação, a árvore era desejável para dar entendimento. A soberba da vida. Essa cobiça faz com que os acometidos por ela queiram ser superiores aos demais. O primeiro homem desejou ser igual a Deus no conhecimento. Esse foi o argumento da serpente quando tentou: vocês conhecerão o bem e o mal, igual a Deus.

Na Bíblia há inúmeros exemplos de pessoas que resistiram e de outras que caíram na tentação. Daniel é exemplo de resistência à cobiça da carne. Sansão e Davi de queda na cobiça dos olhos. Nabucodonosor e Saul são exemplos de quedas na soberba da vida.

Jesus Cristo é o grande exemplo positivo de não se deixar cair. Em tudo foi tentado, mas resistiu. Em Mateus, capítulo 4, estão descritas as tentações de Cristo. Por ter passado 40 dias e 40 noites sem comer e beber, foi tentado a transformar pedras em pão, a cobiça da carne. Depois, foi tentado a ser aclamado pelas pessoas que estavam à porta do templo, a soberba da vida. E finalmente a cobiça dos olhos, caracterizada pelas riquezas e pelo poder.

Em tudo Jesus resistiu ensinando com fazê-lo, pelo poder da palavra. Façamos como ele nos diz, peçamos a Deus para não nos deixar cair em tentação. Ela virá, mas se estivermos firmes na Rocha, resistiremos.

Por Roberto Veloso
Igreja Batista do Olho D´Água (São Luís-MA)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens