Fechar
Buscar no Site

O que faz você feliz – Parte 2 – Irailton Melo de Souza

FORÇA PARA VIVER


Pr. Irailton Melo de Souza

Dando continuidade a nossa reflexão sobre o que nos faz felizes, constatamos os paradoxos e aparentes contradições apresentadas no Sermão do Monte para as bases de uma vida feliz.

Prosseguindo, Jesus diz que bem aventurados são os que choram porque serão consolados. Como pode o choro produzir felicidade?

O choro da bem aventurança pode ser expresso em várias circunstâncias. Podemos chorar lamentando nossos próprios pecados, reconhecendo nossa condição de pecador dependente da graça de Deus, chorando em momentos de confissões sinceras de pecado acompanhado de arrependimento, aprendendo nas tribulações, buscando refrigério em Deus.

Não é o choro do desespero, da incerteza, mas de um coração humilhado diante de Deus, não lágrimas motivadas pelo remorso, como Judas e Esaú que ainda derramando-as, não encontram lugar de arrependimento (Hb. 12.16-17).

Em meio ao choro virá a certeza do consolo divino. Os que derramaram lágrimas encontrarão a felicidade na promessa de que o próprio Deus as enxugará, e nos apascentará (Ap.7.17; 21.4).

Esta será a recompensa para aqueles que sinceramente quebrantaram os corações. Na caminhada da vida, se submeteram a sua vontade. Estes, nunca mais haverão de chorar porque serão eternamente consolados por Cristo.

O Cordeiro de Deus assumirá o papel de Pastor e do seu trono nos apascentará, nos guiará para fontes de água viva e reinaremos eternamente com ele (Ap.7.17).

Os mansos também encontrarão felicidade. Se alguém busca esta virtude certamente a encontrará em Cristo. Em sua missão ele desafia seus discípulos a aprender dele sobre mansidão e humildade. Aqueles que estivessem dispostos a se dobrar diante de seu julgo, que não seria mais o julgo e o fardo pesado da obrigação da lei com suas observâncias e ordenanças, impostas pelos religiosos da época, passariam a exercitar a virtude da mansidão (Mt.11.29).

Ser manso é equivalente e ser humilde. É ser submisso a Cristo, aprender com ele a bem aventurança de ser moderado, ouvinte, sereno, paciente, equilibrado, acolhedor, é ter espírito de mansidão (1Pe.3.4;1 Cor.4.21; Ef. 4.2).

Outro personagem bíblico merece atenção, quanto ao assunto da mansidão. No livro de Números, no capitulo 12 versículo 3, a palavra manso vem do hebraico Anâw, uma referencia aos pobres, simples e ignorantes, mas também refere-se as virtudes de humildade e ternura encontradas no servo Moisés. Ele se destaca entre os líderes do antigo testamento como o homem mais manso entre os homens da terra (Nm.12.3). Sua trajetória na missão que lhe foi entregue revela o quanto Moisés tinha esse espírito de mansidão. Intercessor paciente, com mansidão aguardando a resposta de Deus no tempo oportuno, submisso a vontade soberana de Deus como pastor do rebanho que lhe foi entregue.

Certamente o exemplo de Cristo, como do servo Moisés, nos traz lições valiosas quanto ao ensino das bem aventuranças. Feliz é aquele que aguarda atenciosamente o cumprimento dessa maravilhosa promessa de herdar a terra juntamente com Cristo.

…Continua na próxima semana

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens