Resiliência – Pr. Paulo Guilherme
Num mundo tão competitivo em que vivemos hoje, percebemosas mudanças chegarem na mesma velocidade do nosso dia a dia, onde esperar se torna possível quando não temos outros inúmeros compromissos que nos esperam; e por conta dessa velocidade e da transformação das coisas precisamos sobreviver com as perdas comuns ao dia–a–dia, tais como as mudanças econômicas quecausam desempregos, com o crescimento dos filhos, pois quando crianças eram chegados a nós e ao crescerem se tornam nossos principais problemas; é o marido que vai embora, e também injustiças sofridas, enfim, fica tudo muito claro que precisamos da tal RESILIÊNCIA.
Esse comportamento é um conceito provindo de uma ciência chamada Física. Sua propriedade diz que alguns corpos apresentam mudanças após terem sido submetidos a uma deformação elástica e depois retornam à forma original. Assim, no sentido figurado, passou a ser a capacidade que temos de nos recompor facilmente, ou de nos adaptar à má sorte ou às mudanças.
Há uma passagem na Bíblia que considero uma das maiores expressões de RESILIÊNCIA. A história de uma mulher que morava em Suném, localizada no território da tribo de Issacar, perto de Jezreel; essa mulher se chamava Sunamita, por ser dessa cidade.Sunamita observava um homem que passava na porta de sua casa, ele era um profeta especial de Deus e sabia que ele morava no Monte Carmelo a 53 km da sua casa. Toda vez que por ali passava, ela o convidava para comer pão… um dia resolveu ser mais generosa ainda, e depois de conversar com seu marido resolveram fazer um quarto e colocar uma cama para o profeta descansar,visto que quando passava em Suném ainda tinha uma jornada de 53 km para cobrir a pé.
Feito o quarto, e ao passar já foi convidado para repousar. Oprofeta ficou tão feliz que queria uma forma de recompensá-los pela gentileza acompanhada de tamanha generosidade. Então, o profeta Eliseu mandou seu ajudante Geazy perguntar para sunamita se ela precisava de algum favor diante do rei, algo que ele pudesse intermediar, mas ela disse que não, que estava tudo bem. O ajudante Geazy percebeu que o marido dela era um homem idoso e que não tinham filhos em casa, e falou para o profeta Eliseu que logo mandou chamá-la, e disse profeticamente que ela daria à luz a uma criança.
A profecia mexeu tanto com ela, pois ter um filho fazia parte de um sonho do casal, e Sunamita pediu por favor que o profeta não brincasse, por ser uma questão sua tão melindrosa que poderia gerar muitas frustrações se tal coisa não acontecesse. O profeta afirmou que em um ano a criança estaria em casa como um sonho dado por Deus e se tornando a alegria daquele casal, em uma época em que a lei judaica permitia o divórcio ao marido quequisesse abandonar a esposa que não podia lhe dar um filho, e a mulher era muito desprezada pela sociedade por não ter condições de ser mãe.
Que SONHO maravilhoso realizado por Deus para aquele casal, mas um dia quando o menino já estava grande, o pai fazendeiro plantava grãos na planície de Jezreel resolveu levar o menino para a colheita debaixo do sol escaldante daquela região, e lá, acredita–se que o menino possa ter sofrido uma insolação, ele foi levado para casa e o SONHO MORREU no colo daquela mãe.
A serenidade da Sunamita expressava, além da confiança em Deus, a revelação da sua RESILIÊNCIA diante de um problema queela precisava superar, ainda que tal situação implicasse em um fato irreversível humanamente falando. Então, ela se arrumou e viajou os 53 quilômetros para conversar com o profeta Eliseu. Ao seaproximar da casa do profeta logo foi vista. Eliseu mandou seu ajudante Geazy recebê-la com a seguinte pergunta: Tá tudo bem com você, com seu marido e com seu filho? Ela respondeu: TÁ TUDO BEM!
Como poderia está tudo bem se o seu filho estava em casa morto, na cama que estava no quarto que ela fez para o profeta descansar? RESILIÊNCIA, essa capacidade de se refazer diante dos baques secos da vida, e por uma questão de sobrevivênciaresistimos e superamos continuando a jornada da vida que nos é proporcionada.
Diante do profeta, Sunamita se colocou aos seus pés e perguntou cheia de tristeza… Geazy porém, correu para retirá-la, mas o profeta disse: deixai-a! Porque a sua alma está triste deamargura e o Senhor me encobriu, e não me manifestou.Perguntou aquela mãe aflita para o profeta: Pedi eu a meu senhor algum filho? Não disse eu ao profeta: Não me enganes?
Primeiro, Eliseu mandou Geazy com a missão de medir o cajado do profeta sobre o garoto morto que não funcionou; em seguida ele mesmo foi, e chegando à casa da Sunamita entrou no quarto, fechou a porta e orou a Deus, e depois subiu na cama e se deitou sobre o menino, pôs sua boca sobre a boca do menino,olhos sobre os olhos do menino e suas mãos sobre as mãos do menino, e a carne do menino aqueceu. O profeta levantou-se, andou pela casa de um lado a outro e tornou a se estender sobre a criança que espirrou sete vezes, e abriu os olhos. Eliseu chamou seu ajudante Geazy e disse: Chama esta Sunamita. E chamou-a, e veio a ele. Disse então: TOMA TEU FILHO!
A serenidade, a confiança juntamente com a RESILIÊNCIA foram fundamentais para superar tal situação e voltá-la a seu estado normal. Sunamita se prostrou a seus pés, e se inclinou à terra, pegou seu filho e saiu feliz.
ESTÁ TUDO BEM!
Será que teríamos a mesma RESILIÊNCIA diante de um problema em nossas vidas, que ao invés de reclamar e arranjar culpados teríamos a serenidade de falar: ESTÁ TUDO BEM!
A calma e a serenidade diante das dificuldades da vida nos dãoa capacidade de raciocinarmos a melhor saída para certas situações, que as vezes só se potencializam diante do nosso desespero e descontrole emocional…
Vai ficar TUDO BEM, quando não temos solução ou saídas DEUS tem a PRERROGATIVA DO MILAGRE…
Deus abençoe você!
Pr. Paulo Guilherme
Igreja Quadrangular– Monte Castelo
Whatsapp (98) 981110198
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.