Fechar
Buscar no Site

O que faz você feliz? Parte 1 – Pr. Irailton Melo de Souza

FORÇA PARA VIVER

A pergunta massificada na propagando de uma grande rede de supermercados do Brasil, continua sem resposta para muita gente ou, quando muito, com respostas vazias que não passam no teste do tempo. Afinal, o que é capaz de nos fazer felizes?

É possível encontrarmos a resposta naquele que foi considerado o maior sermão de todos os tempos: o Sermão do Monte (Mateus 5-7).

Os ensinamentos de Jesus contidos no Sermão do Monte estimulam-nos a fazer uma releitura da interpretação dos nossos parâmtros de felicidade.

Até a chegada de Jesus, as pessoas da sua região eram ensinadas que a felicidade seria alcançada por meio de rituais religiosos prevamente estabelecidos. Assim como muitos hoje são levados a crer que serão felizes à medida que forem acumulandos bens neste mundo.

Jesus traz uma nova proposta. Na nova proposta de Jesus,a felicidade estaria atrelelada à espiritualidade, o ter estaria subordinado ao ser, o efêmro ao eterno, o circunstancial ao absoluto. Crer e Ser estaria na base de toda condição de felicidade.

No Sermão do Monte, Jesus ensina que a verdadeira felicidade é encontrada no cultivo de valores que transcendem a vida temporal, o aqui-agora. Está acima de posses materiais que podem trazer uma alegriasmomentânea e passageiras, por isso incertas, imperfeitas e limitadas.

Jesus inicia seu sermão dizendo que bem aventurado, (Gr. Makarios= Feliz, Abençoado), são os humildes de espírito porque deles é o reino dos céus (v3). Não apenas os desprovido de bens materiais, mas indivíduos de coração quebrantado, humilhado, submissos á vontade do pai, reconhecedores dos grandiosos benefícios da graça divina, reconhecendo que tudo que tem de bom, quer material, quer espiritual, provem dessa graça.

Ser humilde de espírito é reconhecer suas limitações, fraquezas e pecados diante da poderosa soberania de Deus, é ser como meninos, totalmente dependentes dos pais (Mt. 18.3-4), que somos inevitavelmente dependentes de Deus (Jo.15.1-5). Os que pretendem confiar em si mesmo, rejeitando os cuidados do pai celestial, haverão de sofrer danos (Jo.15.6).

A humildade é encontrada naqueles que estão dispostos a esvaziar-se de si, e pedir ao pai o enchimento do Espírito (Ef.5.18). São aqueles que sempre reconhecerão o senhorio de Cristo, colocando-se na condição de servo e não de senhor. Estes não terão mais a pretensão de achar que são humildes, pois o exercício do quebrantamento, da humilhação, da piedade e do amor a Deus e ao próximo, os velará a trilhar no verdad eiro caminho da felicidade.

…Continua na próxima semana

—————–

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens