Fechar
Buscar no Site

Como lidar com a ansiedade- Pr. Paulo Guilherme

O mundo do século XXI, para muitos, é marcado pela ansiedade em que todos se cobram resultados, pois a necessidade de mostrar o que têm e o que podem para serem aceitos tem levado muitos a busca desse dinheiro, que facilita o status socialem uma sociedade de aparências.

Esse poder de ter e ser, numa concorrência insana, e até mesmo por não estarem preparados para essa competitividade, tem transformado muitos em monstros gananciosos pelo dinheiro fácil, aflorando tentações que, quando crianças inocentesfantasiavam explodindo carros-fortes e assaltando bancos, e hojese corrompem com propinas e negociatas. Há ainda, quem acrediteque, basta irem à igreja fazer alguns votos e assim ficam convictos que pela “fé” o dinheiro vai aparecer na conta, porque temos um Deus que tira do ímpio para dar ao servo.

Esse e outros absurdos têm feito muitos acreditarem na barganha com Deus. Apostam que, dando cem para a igreja receberão mil. Até acreditam na falácia dos que afirmam: não ter dinheiro significa está fora das bênçãos de Deus. Essa teoriacontraria a situação de Pedro, que mesmo sem dinheiro abençoou o paralítico na porta do templo de Jerusalém, que recebeu o milagre passando a andar (Atos 3:6).

Uma certa vez, Jesus estava pregando para um grupo, e de repente percebeu que suas palavras não estavam sendo assimiladas porque as pessoas que estavam ali pareciam dispersas por conta da ansiedade que os dominava por coisas básicas e muito difíceis na época, que eram comida e vestuário. Então, Jesus parou e resolveu se dirigir especialmente a eles e procurou acalmá-los, afirmando que toda aquela preocupação e ansiedade não iammudar a situação de agonia e aflição, e logo propôs a troca da ansiedade pelo Acreditar nos cuidados de Deus.

A fim de, fortalecer essa proposta, Jesus falou da preocupação de Deus em cuidar dos pássaros e lírios do campo, algo que não tinham tanta importância como nós, nos levando a imaginar e certificarmos que somos sua imagem e semelhança, e por isso teríamos esmero dobrado da parte d’Ele nesses cuidados.

Além dessa terapia através da palavra, que nos leva a trocar a ansiedade pelo acreditar nos cuidados de Deus, muitos ensinam hoje, em pleno século XXI, o tender à mudança no estilo de vida,praticando atividade física, que proporciona redução do estresse diário, atividades que controlam a respiração e ajudam a evitar pensamentos negativos, além de investir em alimento triptofano, eassim o ser humano se organiza, e se ajuda também quandoprocura um tratamento com um profissional especializado.

Isso nos leva a perceber que, entre todas as propostasensinadas para lidarmos com a ansiedade, principalmente asbíblicas, a exemplo, a do apóstolo São Pedro, na sua primeira epístola no capítulo cinco, versículo sete, propõenos ao desapegodesse transtorno, lançando para Jesus todos os nossos desejos e ansiedades. Essa prática tão ensinada na Bíblia significa descansar em Deus e, quando reconhecemos nossa impotência para resolvermos certas questões ligadas a nossa vida, e entregamos namão de alguém que nos ama e tem cuidado de nós, e que tem mais poder, o Cristo que acreditamos, então dormiremos bem e tocaremos a vida até Ele resolver para nós.

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.” (Filipenses 4:6)

Pense nisso!

Pr. Paulo Guilherme

Igreja Quadrangular (Monte Castelo)

Whatsapp (98) 98111 0198

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens