Fechar
Buscar no Site

Arqueologia está revelando como era a principal sinagoga da Lituânia

Lituânia – Uma equipe de arqueólogos israelenses, lituanos e americanos revelou no mês passado parte do palco da Grande Sinagoga de Vilnius, que foi queimado e destruído no Holocausto há 63 anos.

O palco da sinagoga foi descoberto sob os andares de uma escola que foi construída na década de 1950. Esta plataforma impressionante, que mostrava imagens do período, a estrutura de dois andares foi construída durante o século XVIII, com doações para filantropo judeu conhecido como Hisod. O palco a partir do qual a Torá era lida pela gloriosa comunidade de Vilnius por 300 anos até ser destruída, foi apoiado por 12 colunas de mármore luxuosas.

Fragmentos dessas colunas foram encontrados nas escavação. Além disso, pela primeira vez, agora foi exposta parede maciça exterior da Grande Sinagoga, bem como grande parte das paredes da casa de banhos e esperando do banho ritual(Mikveh) dos homens, que eram decorados com azulejos coloridos.

Esta é a terceira temporada de escavação da Autoridade de Antiguidades de Israel e a Associação de Pessoal da Fundação do Patrimônio Cultural Lituano, e boa vontade e da comunidade judaica na Lituânia na Grande Sinagoga em Vilnius e Bsolohof (sinagoga pátio).

A Grande Sinagoga de Vilna, construída no século XVII em estilo barroco da Renascença, estava localizada em um grande centro comunitário. Foi o coração batendo do movimento judeu lituano, que incluiu 12 sinagogas e casas de estudo, banhos rituais, um edifício do Conselho da Comunidade, e barracas de carne kosher, além da famosa livraria de “Strason”. Onde os batei midrash(seminários) do Rabino Eliyahu, o Gaon de Vilna e outros estavam ativos.

Depois de centenas de anos de operação, com a destruição da comunidade judaica de Vilnius durante o Holocausto, o local foi saqueado e queimado, o lugar santo para os judeus lituanos foi destruído pelos nazistas, seus restos mortais foram completamente destruídas pelas autoridades soviéticas, e uma escola moderna construída sobre o local.

De acordo com os diretores da escavação, Dr. John Seligman da Autoridade de Antiguidades e Justin Maracas do Centro Cultural Lituânio e da Associação de Herança Lituania “as paredes do midrash e do mikveh indicam o potencial de mais de escavação no local e a possibilidade de mover-se para mostrar os restos da Grande Sinagoga em Vilnius e Hsolhof futuramente ao público nacional e internacional.”

Imagens e fonte: Autoridade de Antiguidades de Israel – 404

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens