Fechar
Buscar no Site

Trump para Erdogan: Não moveremos um milímetro

 Em entrevista  nesta segunda-feira à agência de notícias da Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que não faria concessões à Turquia para garantir a libertação do padre americano Andrew Bronson. “Acho muito triste o que a Turquia está fazendo, acho que eles estão cometendo um erro terrível, não haverá concessões”, destacou Trump.

O presidente Trump também disse que não estava preocupado que as tarifas protecionistas impostas à Turquia prejudicassem a economia européia. Os Estados Unidos impuseram tarifas protecionistas sobre a importação de aço e alumínio da Turquia, e a mesma respondeu com impostos alfandegários sobre carros, tabaco e cosméticos. “Não estou preocupado, é a coisa certa a fazer”, disse ele em uma entrevista.

Trump acrescentou que acredita ter chegado a um acordo com o presidente turco, quando ajudou a persuadir Israel a libertar Abru Ozan, uma cidadão turca acusado de apoiar o Hamas. Ele disse que esperava que Erdogan libertasse o padre Andrew Bronson em troca, conforme haviam acordado.

Trump acrescentou: “Eu amo a Turquia, eu amo as pessoas na Turquia até agora, então tivemos um relacionamento muito bom, mas não pode ser uma via de mão única”.

Trump abordou a crise com a Turquia esta noite em vista do pedido do governo turco à Organização Internacional do Comércio para queixar-se contra a política americana contra ela. Numa queixa apresentada pela Turquia, foi declarado que taxações do aço não estão em conformidade com as directrizes da OMC e de o acordo sobre uma zona de comércio seguro. No passado, queixas semelhantes foram apresentadas à organização a respeito de tarifas protecionistas contra vários países.

Enquanto isso, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse em um vídeo circulado na Turquia que prometeu combater os ataques econômicos contra seu país. O vídeo foi transmitido durante as celebrações do festival muçulmano Eid al-Adha no país.

“Os ataques contra a nossa economia não são diferentes do ataque à bandeira, e o objetivo é colocar a Turquia e o povo turco de joelhos e mantê-los cativos.” “Aqueles que tentarem fazer a Turquia se curvar a eles através de grupos terroristas ou com traidores e conspiradores, logo verão que a Turquia não se renderá às taxas de câmbio”, acrescentou.

Além da questão turca, o presidente Trump também se referiu à recusa dos líderes iranianos em propor uma reunião: “Não me importa se nos encontraremos ou não.” O presidente acrescentou que “estou bem com a idéia de que tal encontro acontecerá, mas se tal encontro não acontecer, eu não me importo tanto”.

Fonte/ Cafetorah

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens