Fechar
Buscar no Site

Não seja refém de suas escolhas

Não seja refém de suas escolhas

É interessante como o ser humano tem tendência a atribuir ao outro a responsabilidade de todos os fracassos de sua convivência ou de seus relacionamentos. Afinal, desde o jardim do Éden, esse comportamento mostra-se notório, onde Adão atribui a Eva a responsabilidade da queda, que o fez comer do fruto proibido.

As especulações sobre a natureza do fruto vira sempre assunto de debates, onde muitos falam que o pecado de Adão e sua mulherEva foi a relação sexual que houve entre eles; claro que não tem nada a ver com relação sexual, porque essa intimidade já existia entre eles, que antes de pecarem já tinham relação, pois foi uma ordem divina logo que foram criados, para encherem a terra (Gênesis 1:27-28).

E assim, ouve-se muita gente dizer: não seria menos complicado se Deus não tivesse deixado aquela árvore do conhecimento do bem e do mal no meio do jardim? A grande verdade neste contexto todo é que, o nosso Deus nunca teve plano de fazer do ser humano que Ele criou uma marionete sem direito deescolha ou opção, e por conta disso, apesar de ter criado um jardim e colocado o homem lá, com regalias, as quais poderiam fazer dele um ser sem outras necessidades, ainda assim Deus entendia queera necessário dá uma opção de escolha para que esse homem não se sentisse obrigado a Deus, unicamente por não existir uma outra opção.

A fim de ficar claro que não eram obrigados, Deus deixou uma árvore no meio do jardim e explicou que era a Árvore do conhecimento do bem e do mal que, se comessem com certeza morreriam, estando então ali o direito de uma escolha. Eles nãosabiam qual era o conceito de morte porque ninguém havia morrido,e mesmo essa morte falada por Deus era uma morte espiritual, ou seja, a dispensação da inocência para a admissão de umaconsciência, o que permitiu a percepção de Adão sobre estarem nus, e sentirem necessidade de cobertura das genitálias, além dodesespero de Adão quando disse: a mulher que me destes fez eu pecar, falando ele ao ouvir a voz de Deus procurando-o ao final da tarde. Essa atitude de Adão mostra transferência total de culpa para Eva, não assumindo a sua falta de posição em não aceitar sua parcela na desobediência (Gn.3:12-13). E Deus ainda fez roupas para vesti-los (Gn 3:21).

A prova de que Eva teve filhos antes de pecar, e pelo quesabemos na época não tinha outra forma de fazê-los sem relação sexual, foi o fato de Deus dá a sentença da desobediência dizendo: a partir de hoje as dores do teu parto serão multiplicadas. Uma prova de que ela já sentia dor para dar à Luz (Gn3:16).

E assim milhares de anos se passaram, mas nós continuamos sendo reféns de nossas escolhas, e comumente tambémcontinuamos a transferir nossas culpas para outros. Hoje, o principal alvo como responsável das nossas culpas é o diabo. Na Carta de Tiago 1:14 fala que somos tentados por nossa carne e cobiça …Na maioria das vezes é mais fácil dizer que o culpado é o diabo do queassumir a necessidade de mudança das nossas deformidades. Não quero dizer com isso que o diabo não tenta uma pessoa, claro quesim, mas na maioria das vezes ele só se apodera das deformidades que temos para nos levar à ruína, pois disse Pedro que ele é um leão que ruge, andando ao nosso derredor, procurando a presa para devorar (1 Pedro 5:8).

Infelizmente, quase sempre, construímos as nossas privações com as escolhas erradas, quebras de leis e princípios que devemos observar, e quando as consequências chegam, se torna mais fácil transferir para alguém ou sempre ao diabo.

Vamos tentar melhorar como ser humano… não transferindo culpa, mas também tomando cuidado com nossas escolhas paranão nos tornarmos refém delas.

                                                                          Pr. Paulo Guilherme

                                                   IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR (Monte Castelo)

                                                                               Whatsapp (98) 9 8111-0198

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens