Fechar
Buscar no Site

Força para viver – A solução para os seus problemas

FORÇA PARA VIVER –

A SOLUÇÃO PARA OS SEUS PROBLEMAS

Irailton Melo de Souza

A existência humana é marcada por altos e baixos, encontros e desencontros, soluções mas também por problemas. Em meio às lutas da vidas muita vezes projetamos a esperaça de  sair do problema em pessoas e lugares. Acreditamos que se conseguirmos contato com alguém importante, uma pessoa influente, ou se estivermos em lugares estratégicos, nossos problemas serão resolvidos automaticamente.

Isso me faz lembrar a história de uma pessoa que acreditava que se conseguisse morar num outro país sua vida estaria livre de problemas para sempre. Então, ela pegou todas as enconomias que conseguiu juntar ao longo de um ano, comprou uma passagem e se mudou para o tal país. Na sua conta não estavam incluídas as diferenças culturais, econômicas, sociais e o próprio idioma.

– Foram três anos de um sofrimento indiscritível. – Relatou. – Precisei trabalhar em empregos que jamais imaginaria trabalhar em meu país. Algumas vezes passei fome porque não sabia sequer como pedir comida no outro idioma. Foi levada pela falsa esperança de que apenas mudando de geografia, todos os meus problemas cessariam.

Relatos como este são mais comuns do que podemos imaginar. E relacionados a outras áreas, como a sentimental (p. ex.: “se eu mudasse de cônjuge), econômica (p. ex.: “se eu tivesse um emprego melhor”) ou social (p. ex.: “se eu pudesse ter acesso àquela pessoa importante ou poderosa).

A verdade é que só há alguém capaz de receber o nosso depósito de confiança sem nos frustar. Esse alguém é Jesus Cristo. Só Jesus é capaz de resolver os nossos problemas de uma vez por todas, porque somente ele é capaz de resolver problemas na raiz, isto é, no ponto em que eles começam.

O que está por detrás das nossas necessidades?

Muitas pessoas não entendem que nem sempre o problema está no que elas estão chamando de problema. Explico: muitas vezes o problema não é uma dívida financeira, mas o que aconteceu para que a dívida fosse gerada. Outras vezes o problema não é o relacionamento, mas as bases em que ele foi construído. Não é a situação do momento, mas as escolhas feitas anteriormente.

Quando Jesus entra na vida da gente, ele descortina essas razões que estavam ocultas. Como fez com Paulo, também faz cair as escamas dos nossos olhos e passamos a ver de fato.

Você já deve ter ouvido histórias de pessoas que ganharam sozinhas o prêmio milionário da loteria e voltaram a ficar pobres novamente. Algumas ficaram mais pobres do que eram antes, porque agora também se tornaram infelizes e amarguradas. Ou seja, o problema não era a falta de dinheiro, mas os déficits emocionais ainda desconhecidos, que tentavam ser compensados com decisões intempestivas e equivocadas.

Todavia, há um número maior de pessoas que também ganharam muito, perderam tudo e voltaram a ganhar de novo, desta vez mantendo o que ganharam. São muitos os testemunhos de pessoas que deram a volta por cima. Estou me referindo àquelas que, no fundo do poço, reconheceram Jesus como seu Senhor e Salvador e depositaram totalmente nEle a sua esperança.

Sim, o chamado para crermos em Jesus, primeiramente tem a ver com a eternidade. A propósito, você já chegou a um ponto em sua vida espiritual em que pudesse afirmar com convicção que se morresse hoje iria para o céu? Pense sobre isso e tente dar uma resposta sincera. Em 1 Coríntios 15.19, o apóstolo Paulo diz que “se depositamos a nossa confiança em Cristo somente para esta vida terrena, somos os mais dignos de pena de todos os homens”.

Mas, o segundo forte motivo para você crer em Jesus e depositar nele toda a sua esperança, tem a ver com esta vida, com a sua existência na terra. Os Evangelhos estão repletos de momentos em que Jesus é acionado para resolver problemas existências, quando os recursos humanos já não poderiam resolver nada. Vemos Jesus acalmando tempestade (Lucas. 8.22-25), transformandoágua em Vinho (João 2.1-11); curando o filho de umoficial (João 4.46-54); curando paralítico (João 5.1-9) e muitos outros. Ao todo, trinta e cinco testemunhos reais de problemas resolvidos.

Neste momento, onde você está, pare um instante e faça uma oração ao Senhor Jesus. Apresente a ele seus problemas e suas dores. Mais do que isso, decida confiar de todo o seu coração nEle e no poder do amor que ele tem por você. Jesus não vai lhe oferecer um paleativo. Ele vai resolver o seu problema e a sua paz que excede todo entendimento inundará o seu coração. Que Deus abençoe sua vida nesta nova semana!

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens