Fechar
Buscar no Site

Natan, o porta-estandarte do Akomabu, troca de idade neste domingo

Urubantan Pinheiro Passos, desde o Carnaval de 1986, é o aguerrido porta-estandarte do Akomabu


Quem aniversaria neste domingo (24 de março) é o aguerrido militante Urubatan Pinheiro Passos, porta-estandarte do Bloco Akomabu. Ele é também conhecido como Caboclo de Pena do Bumba-boi da Madre Deus e, como dançarino, integra a Comissão Integrada do Reggae e Turismo de São Luís.
Natan conta que está no Akomabu desde o ano de 1986: “Eu lembro que sai de casa para assistir ao desfile das escolas, na Praça Deodoro, e fiquei surpreso ao ver o Akomabu pela primeira vez. Foi nesse Carnaval que conheci Magno Cruz, e ele me convidou para participar das reuniões do Centro de Cultura Negra que, nessa época, eram realizadas num dos salões da Igreja dos Remédios, na Praça Gonçalves Dias”.
Depois de dois anos como integrante do Akomabu, Natan conta que aconteceu um impasse logo após o batismo do bloco na Casa das Minas. Magno Cruz disse que o bloco somente sairia às ruas se houvesse logo à frente o estandarte idealizado por ele. “Eu de pronto me candidatei para sair na frente do bloco segurando o estandarte. Foi desde aí uma alegria muito grande para mim”.
Filho do saudoso João Passos e de Maria de Nazaré Pinheiro Passos, que hoje já tem 92 anos de idade, Natan transformou-se no brilhante porta-estandarte do Akomabu: “Já se passaram uns 36 anos que estou no bloco como porta-estandarte de evolução”, festeja ele.
Parabéns, Natan!

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens