Fechar
Buscar no Site

Chapa “Renovar e Descentralizar” inicia corrida eleitoral para a Reitoria da Uema

A chapa “Renovar e Descentralizar” inscreveu-se, na sexta-feira (29 de julho), às eleições para a Reitoria da Universidade Estadual do Maranhão. A chapa concorre oficialmente fazendo oposição à atual gestão da universidade e é formada por grandes nomes da comunidade acadêmica. O Professor Dr. Arnodson Campelo, atual diretor do Hospital Veterinário Universitário da Uema, é o candidato a reitor e, junto a ele, a Professora Drª. Celina Amélia da Silva concorre como vice.
O foco principal da candidatura é debater com a comunidade acadêmica o atual modelo de gestão centralizado na capital. Para o Professor Arnodson esse é o principal empecilho para o melhor desenvolvimento da universidade no interior do estado. Nas demais cidades, fora da capital, a Uema possui Centros de Ensino Superior que nunca foram promovidos a campus universitário para possuírem administração própria e autônoma.
“Todas as decisões passam pela capital, todo tipo de assistência que os campi das cidades do interior precisarem têm que pedir em São Luís. Até as mais básicas, como papel higiênico, papel, serviços de manutenção, têm que mandar buscar na capital. Nós não concordamos com esse modelo centralizado de gestão que existe há muito tempo”, explica.
O Professor Dr. Arnodson Campelo possui uma trajetória que começou na própria Uema, egresso do curso de Medicina Veterinária, formou-se em 1982 e seguiu carreira acadêmica como professor da Uema desde 1983, e concluiu mestrado e doutorado em instituições de renome nos anos seguintes. Recentemente, tornou-se diretor do Hospital Veterinário Universitário Francisco Edilberto Uchoa Lopes (Uema), implementando uma das melhores gestões já vistas no Hospital, sucesso que deseja espalhar por toda a instituição.
A Professora Drª. Celina Amélia da Silva é formada em Matemática pela Universidade Federal do Piauí e possui sua história e trajetória acadêmica atrelada à história da Uema. Concluiu mestrado e doutorado em instituições importantes e possui grande produtividade científica, conhecida e reconhecida pelo meio acadêmico em todo o país. Atualmente é professora do Departamento de Matemática e Física de Caxias e integra o Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede (PROFMAT).
A chapa Renovar e Descentralizar preocupa-se em transformar a Uema em uma grande potência científica, com maior relevância nacionalmente, respeitando sua história de colaboração para o desenvolvimento do Maranhão. Através de uma gestão competente e preocupada com a democracia na universidade e, principalmente, que aproxime a capital e o interior através da colaboração e autonomia.
A eleição na Uema definirá a formação da lista tríplice para reitor e vice-reitor. A fase de inscrição das chapas já foi finalizada e a homologação ocorrerá na primeira semana de agosto. A votação será no dia 12 de setembro e poderá ser realizada de forma online através do SIGUEMA, recurso de votação que será utilizado pela primeira vez.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens