Fechar
Buscar no Site

Defensoria Pública do Maranhão abre nesta terça-feira campanha de conscientização da violência contra o idoso


A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), em parceria com instituições governamentais e não governamentais que integram a Rede Nacional de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa (Renadi), abrirá, nesta terça-feira (7), às 8h30, a programação oficial da Campanha de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa 2022, que se estenderá até o dia 30 de junho. Com o tema “Viver sem violência é o nosso ideal”, serão quase 15 dias de intensas atividades, com destaque para a realização de atendimento à comunidade, live e palestras, em diferentes pontos da capital e interior do estado.
Entre os parceiros da campanha, destaca-se o Fórum das Entidades Maranhenses de Defesa e Proteção dos Direitos do Idoso (Femadi), o Governo do Estado e o Ministério Público do Maranhão.
Para abertura do evento, que será realizado no auditório da nova sede da DPE/MA, no bairro Renascença, está confirmada a presença do defensor-geral Gabriel Furtado. Também participarão da solenidade, os defensores públicos Cosmo Sobral e Vinicius Goulart, titulares do Núcleo de Defesa do Idoso, e a coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra o Idoso (Ciapvi), Isabel Lopizic, coordenadora da campanha pela DPE/MA.
A campanha faz referência ao 15 de junho, data declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa como o dia de conscientização da violência contra o segmento, desde 2006. O principal objetivo do dia é criar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa, a partir do fortalecimento das mais diversas formas de prevenção deste tipo de conduta.
Conforme a programação da solenidade de abertura, além das falas das autoridades, haverá a palestra sobre a “alegria de envelhecer” pra lá da violência!, que será ministrada pelo corregedor-geral da DPE/MA, Aldy Mello de Araújo Filho.
Também está prevista a apresentação dos Corais do Sesc, Unabi e Uniti, todos formados por integrantes com idade igual ou superior aos 60 anos. Ainda será montada na sede da DPE/MA a exposição fotográfica Josué Montello intitulada “Velhices”, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma). E o encerramento da solenidade de abertura contará com a apresentação do Boi Brilho do GEN.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens