Fechar
Buscar no Site

TSE espera resultado das eleições em no máximo cinco horas após fim da votação

O vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, acompanhou no final da manhã deste sábado o último teste na segurança do sistema de contabilização dos votos das urnas eletrônicas e afirmou que o resultado do pleito deste domingo deve ser divulgado em no máximo cinco horas após o fechamento das urnas – que será às 17h.
Apesar de essa ser a estimativa máxima, geralmente a apuração parcial do resultado da votação permite que os candidatos vencedores sejam conhecidos poucas horas após o fechamento das urnas.
“Tudo está preparado para o dia de amanhã, para que no máximo cinco horas depois do fechamento das urnas, o TSE tenha condições de entregar este resultado em eleições legítimas e normais como deve ser em um regime democrático”, afirmou Fachin.
Neste ano, o TSE concentrou a contabilização do resultados das eleições em um único “datacenter” sediado em Brasília. Nas eleições anteriores, cada Tribunal Regional Eleitoral de cada Estado contabilizava os votos e os repassava para o TSE. Segundo o secretário de tecnologia da informação do TSE, Giuseppe Janino, a mudança vai trazer agilidade ao pleito.
“Teremos um único ponto de totalização, com ganho de segurança e performance”, afirmou. O teste de segurança realizado sábado atestou a integridade do sistema de votação e garantiu que está pronto para o pleito deste domingo, afirmou Giuseppe.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens