Fechar
Buscar no Site

Afonso Manoel: uma trajetória de desafios nos negócios e na política

Afonso Manoel defende propostas e faz relato de sua experiência na vida político-partidária do Maranhão


Afonso Manoel é um dos 28 vereadores que disputarão a reeleição em São Luís nas urnas do próximo domingo (15 de novembro).Aos 64 anos, ele afirma que está muito motivado e esperançoso, porque esta será a nona eleição – e talvez a última – que irá disputar.
Afonso Manoel Borges Ferreira nasceu em São Luís, no dia 12 de fevereiro de 1956. Formado em Administração de Empresas pela Uema, tornou-se empresário e político, atualmente filiado ao Solidariedade (SD). Foi presidente da Associação Comercial do Maranhão, no período de 1994 a 1996.
Casado com a deputada estadual Helena Duailibe, Afonso disputou a Prefeitura de São Luís, no ano de 1996, abrigado no PSDB, ficando em quarto lugar. Em 2006, foi eleito, pelo PSB, deputado estadual.
Em 2011, foi candidato a presidente da Assembleia Legislativa, tendo sido derrotado por Arnaldo Melo. Em 2012, foi candidato a vice-prefeito, na chapa de Washington Luiz (PT). Atualmente, exerce o mandato de vereador da capital maranhense.
Antes de entrar na política, Afonso Manoel foi um dos principais dirigentes do Grupo Lusitana: “Metade da minha vida foi dedicada ao comércio. Tenho 22 anos de Grupo Lusitana. Cheguei ao cargo de diretor-superintendente do Grupo, dirigindo uma empresa constituída por26 lojas e com um quadro de 1.600 funcionários. Que foi uma bênção de Deus, mas eu decidi ingressar na política”.
Afonso Manoel afirma que hoje se sente feliz na política por estar mais perto das pessoas, sentindo os problemas do povo, coisa que na atividade comercial era um pouco mais difícil. “Na política a gente se aproxima mais da cidade e da população”.
O vereador lembra que ingressou na política diferente de todo mundo. Em 1996 ele já começou como candidato a prefeito de São Luís: “Foi um erro porque eu troquei o comércio em um dia e no outro dia me lancei candidato a prefeito da nossa São Luís. Foi um erro estratégico, mas que depois me proporcionou de eu ser eleito deputado e ser eleito vereador. Minha esposa, ex-vice-prefeita desta cidade, hoje é deputada estadual”.
Neste ano de 2020, Afonso Manoel contabiliza 24 anos de experiência na vida político-partidária do Maranhão: “Graças a Deus, quando a gente entrou na trajetória política em momento nenhum a gente teve medo. A gente sempre enfrentou tudo de cabeça erguida, com coragem, e temos preservado isso desde 1996.
Estamos há 24 anos na política e vamos para a nona eleição. Disputamos quatro eleições de deputado, duas de vereador, uma de prefeitoe uma de vice-prefeito. Esta é a minha nona eleição. Estou com 64 anos, e cada vez mais motivado”.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens