Fechar
Buscar no Site

Natassia Weba, candidata a vereadora do PSD, defende propostas para melhorias em São Luís

Natassia Weba: “Quero ser a vereadora que vai caminhar lado a lado com o povo”

Sob o comando do deputado federal Edilázio Júnior, o Partido Social Democrático (PSD) escalou um time de 25 candidatos a vereador em São Luís. Entre estes postulantes, um dos nomes que vem se destacando na campanha é a médica Natassia Weba.
Ela tem 32 anos de idade e sempre gostou de trabalhar como médica voluntária. No pico da pandemia, esteve na linha de frente, ajudando a população. “É isso que amo fazer: ajudar o próximo, seja como for”, afirma Natassia, que fala sobre suas propostas nesta entrevista:
Jornal Pequeno – O que a motivou a disputar uma das vagas da Câmara de São Luís?
Natassia Weba – Ingressar na política sempre foi um sonho, sonho de infância. Esperei o momento certo para isso acontecer, e vejo que hoje chegou a minha vez. Estou preparada para assumir uma cadeira na Câmara Municipal de São Luís e fazer acontecer lá dentro.
Chega de a população ter candidatos que estão há décadas naquele lugar, mas nunca fizeram nada pelos ludovicenses. Quero chegar, e fazer de fato a diferença, trabalhando para o povo.
JP – Quais suas propostas na área da saúde?
Natassia – Uma das propostas que tenho é a de destinar emenda e fortalecer a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores para que a Prefeitura aumente o efetivo de agentes de saúde, que tem como função o atendimento residencial de pessoas com deficiência e idosos, acrescentando também as mulheres que sofreram violência doméstica e os casos de violência de gênero.
JP – E para a melhoria do ensino?
Natassia – Na educação, uma das propostas é de colocar Maria da Penha nas Escolas. Esta proposta pretende incluir na grade curricular das escolas municipais públicas noções da Lei Maria da Penha, para que desde o ensino básico a criança e o adolescente saibam quais os direitos e deveres para evitar futuras violências no âmbito doméstico.
JP – Há uma preocupação com as questões ambientais?
Natassia – Sim. Na área do meio ambiente, a ideia é buscar órgãos estatais e municipais no sentido de fortalecer políticas ambientais que garantam a sustentabilidade homem-natureza. Sendo assim fortalecer a proposta de Eduardo Braide: Plano de Arborização e Educação Ambiental de São Luís nas escolas municipais, que visa proporcionar benefícios na paisagem urbana, nas condições ambientais e na qualidade de vida da população de São Luís a partir do plantio de espécies adequadas nas vias, praças e parques, ampliando a área verde por habitante.
Outra proposta é a de proteção às nascentes de água. Queremos aprimorar políticas de proteção e recuperação das nascentes de água das zonas urbana e rural de São Luís. ‘Adote um Espaço’ é outra ideia – parceria com a iniciativa privada, em que as empresas cuidarão de espaços públicos (praças, parques, avenidas etc) e em contrapartida farão sua publicidade nos mesmos, promovendo a zeladoria de nossa cidade; e o Selo ‘Amigo do Meio Ambiente’ para certificar iniciativas de sustentabilidade.
JP – O que fazer em termos de políticas públicas para a juventude?
Natassia – Para a juventude, pretendemos estimular junto à Prefeitura um caminho para o emprego. A Prefeitura vai oferecer estágio remunerado, a fim de que os jovens adquiram mais conhecimento e a experiência qualificada para o mercado de trabalho, garantindo um percentual mínimo às pessoas com deficiência.
Outra ideia é o Banco da Juventude, para promover o empreendedorismo entre os jovens, através de linhas de crédito para o financiamento de seus empreendimentos.
Outra proposta: a Semana Municipal da Juventude, com apresentações culturais, festival gastronômico, seminários, atividades esportivas e outros, oportunizando aos jovens mostrar trabalhos, projetos, iniciativas gerais de atuação e protagonismo juvenil.
JP – Quais suas propostas para o enfrentamento contra o desemprego?
Natassia – Para gerarmos emprego e renda, iremos incentivar um programa de fortalecimento do comércio e dos microempreendedores locais. Também iremos ter a Rede Pela Vida, no qual firmaremos parceria com as igrejas, comunidades terapêuticas e entidades sociais, a fim de contribuir na execução de políticas sociais em nossa cidade.
Também teremos projetos para proteger os nossos animais, melhorar nossa infraestrutura e transporte. No turismo, uma das minhas ideias é de estabelecer parceria junto à Prefeitura de São Luís – uma reforma estrutural aplicando meios tecnológicos e informativos ao Cais da Praia Grande – no intuito de além de ser um local de embarque e desembarque para Alcântara – ser também um reduto para o ecoturismo na costa ludovicense.
JP – Como tem sido a experiência de sair de casa em casa pedindo o voto do eleitor?
Natassia – Maravilhosa! Estou amando sair pelas ruas de São Luís, em cada bairro, em cada casa, conhecendo cada pessoa, ouvindo suas queixas, ouvindo suas ideias. Isso tem sido uma grande bagagem de aprendizado. Tenho enriquecido bastante minhas propostas, e pretendo trabalhar assim, ao
adentrar na Câmara Municipal.
Quero ser a vereadora que vai caminhar lado a lado com o povo. Não estou indo de casa em casa, apenas no momento de campanha para pedir votos, mas ao ser eleita, irei continuar, não vou parar! Serei a vereadora do povo, não serei mais uma.
JP – Qual sua análise sobre a participação das mulheres nestas eleições em São Luís?
Natassia – Vejo que tem aumentado bastante a participação das mulheres, e fico bastante feliz, afinal apenas uma mulher pode entender a dor de outra, e suas necessidades, então, quanto mais mulheres na política, mais direitos teremos.
JP – Qual sua impressão sobre o cenário global dessa fase final da campanha para vereador e prefeito em São Luís?
Natassia – Percebo que a cidade de São Luís clama pelo novo, novos vereadores na Câmara Municipal. Acho que chegou a hora de dar uma renovada, chega de vereadores que estão há tanto tempo naquele lugar, e vivem de falsas promessas, enganando a população.
Assim, como na prefeitura, chegou a hora de um prefeito diferente, que esteja disposto a trabalhar para a população, não apenas em períodos próximos das eleições, mas trabalhar durante todo o mandato.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens