Fechar
Buscar no Site

Promotor de justiça Paulo Roberto fará defesa de memorial para professor titular nesta segunda-feira

Paulo Roberto Barbosa Ramos será o primeiro professor titular do Departamento de Direito da UFMA

O promotor de justiça Paulo Roberto Barbosa Ramos está se preparando para ser o primeiro professor titular do Departamento de Direito da Universidade Federal do Maranhão. Ele irá fazer a defesa do Memorial Acadêmico nesta segunda-feira (dia 15), às 9h30, no auditório do Mestrado de Direito da UFMA, na Rua do Sol.

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça da UFMA, Paulo Roberto Ramos, que também é coordenador do Núcleo de Estudos de Direito Constitucional da UFMA, afirma que a defesa de um memorial acadêmico é o resgate de toda a trajetória intelectual de um professor universitário que justifique a sua ascensão ao posto mais elevado da carreira, que é o de professor titular ou catedrático.

Para alcançar o posto de titular pela defesa de memorial, o professor universitário precisa ter passado pelas várias etapas anteriores da carreira, notadamente de adjunto e associado em vários níveis, o que em regra compreende mais de 15 anos de atividades.

Ademais, o candidato a professor titular deve ter o título de doutor na sua área, ter orientado alunos na graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado, ter publicado artigos e livros, ministrado conferências em âmbito local, regional, nacional e internacional, organizado congresso acadêmicos, recebido prêmios e condecorações, exercido função de chefia e coordenação na universidade, a exemplo de chefias de departamento e coordenação de programas de pós-graduação, integrado colegiados acadêmicos, participado de conselhos editoriais de revistas, dentre outras tarefas relevantes que traduzam o reconhecimento de seus pares.

Preenchendo esses requisitos, o professor apresenta relatório completo sobre toda a sua carreira e trajetória, com devida comprovação, e submete à banca interna da sua universidade, integrada por professores titulares, que avaliarão preliminarmente o preenchimento dos requisitos formais à promoção.

Posteriormente, é publicada uma portaria pelo reitor da universidade com a indicação da data da defesa e banca externa composta de três professores titulares de outras universidades que avaliarão o candidato em sessão pública.

Os professores titulares são os professores mais experientes, capacitados e reconhecidos das universidades. A eles são reservadas prerrogativas que aqueles que não preencham esses requisitos não podem ter acesso, como integrar preferencialmente bancas de concurso e participar de comissões julgadoras para promoção de outros titulares e catedráticos.

Para o professor Paulo Roberto Barbosa Ramos, ser promovido para professor titular significa a realização de um sonho. “Não existe título mais importante do que o de professor titular de uma universidade. No meu caso a realização será redobrada porque defenderei o meu memorial no espaço em que funciona o Programa de Pós-Graduação em Direito e instituições do Sistema de Justiça, o qual crie e coordenei de 2012 a 2018.”

O professor Paulo Roberto acrescenta que o Programa de Pós-Graduação em Direito e instituições do Sistema de Justiça (Mestrado em Direito) está instalado no prédio em que funcionou a antiga Faculdade de Direito de São Luís, criada em 1918.

“Sinto-me realizado por ter coordenado a recuperação desse espaço e ter criado as condições para formar novas gerações de juristas no Maranhão. Agora serei o primeiro professor titular do Departamento de Direito da UFMA. Inauguro um processo que futuramente contará com outros integrantes”, ressaltou.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens