Fechar
Buscar no Site

Livro sobre 10 anos da cassação de Jackson será lançado nesta segunda-feira (15)

Jackson, ao lado de lideranças e familiares, desce as escadarias do Palácio dos Leões, depois de ser cassado

O Instituto Jackson Lago lançará em São Luís, nesta segunda-feira (15), o livro “10 Anos da Cassação de Jackson Lago”, organizado pelo historiador Jhonatan Almada, reitor do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IeMA).

O evento está previsto para as 19h, na Livraria e Espaço Cultural AMEI, no São Luís Shopping, no Jaracati. Para Jhonatan Almada, este livro, de 306 páginas, foi concebido como forma de enfrentar o esquecimento.

“Selecionei e organizei documentos, manifestos, cartas, artigos e entrevistas, sobretudo do final de 2008 até abril de 2009, período que chamo de intensa jornada de resistência. Vozes individuais e coletivas, inclusive a do próprio Dr. Jackson, se presentificam no livro, trazendo para a atualidade as lutas, as angústias e as esperanças que marcaram tantas vidas, como a minha própria. Em tempos de adulteração da história para fazê-la dizer aquilo que convém, o livro repõe e reafirma a verdade sobre a brutal cassação, onde vigoroso projeto de desenvolvimento do Maranhão liderado pelo Dr. Jackson foi interrompido”, afirma Jhonatan, sobre o livro.

Ele acrescenta que “Dr. Jackson era um homem público singular, construído na tradição política de Neiva Moreira e Leonel Brizola. Humilde para ouvir o povo com o coração, catalogar seus problemas e encaminhar soluções, fez opção definitiva pelos mais pobres. Honesto na lida com o dinheiro público e como governante responsável, raro caso de político que não enriqueceu com a política, fez dela instrumento para servir a todos. Combativo, lutou até o fim. Está inscrito na história de São Luís e do Maranhão. Ele mostrou para todos nós que é possível fazer”.

Jhonatan Almada, que atualmente exerce o cargo de reitor do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IeMA), acha que a cassação de Dr. Jackson foi “violência política e institucional dolorosa, página obscura do Judiciário brasileiro na história recente. O voto de milhares de maranhenses foi rasgado pelos ministros do Tribunal Superior Eleitoral que devolveram o poder para a oligarquia Sarney com o respaldo do Planalto. Olhando à distância, o que aconteceu com aqueles que derrubaram Dr. Jackson? Viraram sinônimo do pior na política, estão mortos em vida, sem votos, sem mandatos, sobrevivendo dos farelos que caem das mesas de Brasília. E nós? Continuamos lutando pelo bem, o belo e o justo”, enfatizou.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

Uma resposta para “Livro sobre 10 anos da cassação de Jackson será lançado nesta segunda-feira (15)”

  1. Deoclécio disse:

    Vamos esperar a justiça divina para acertar as contas com a OLIGARQUIA CLEPTOCLÃ bilionários as custas do sofrimento do povo maranhense. Com Deus não existe impunidade mas a COLHEITA DE TUDO QUE FOI PLANTADO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens