Fechar
Buscar no Site

Universidade Federal do Maranhão celebra em São Luís os 70 anos do Curso de Enfermagem

Aconteceu na sexta-feira (30 de novembro) a comemoração em São Luís, no Espaço 1000, na Avenida dos Holandeses, dos 70 anos do Curso de Enfermagem da UFMA. O curso foi criado em 28 de julho de 1948, por iniciativa da Madre Josefa Maria de Aquiraz, irmã capuchinha, e dos médicos Dr. Francisco Tavares Teixeira Leite, Dr. Raimundo Matos Serrão, com objetivo de formar enfermeiros para os serviços de saúde Pública e Hospitalar com conhecimento técnico e científico inicialmente denominada de Escola de Enfermagem São Francisco de Assis.

A primeira sala de aula foi no hospital Tarquinio Lopes Filho, e no mesmo ano foi transferida para o prédio doado pelo governo do Estado onde funcionava a maternidade estadual situada a rua Rio Branco, 308 centro.

Foi o quinto curso de enfermagem criado no Brasil, e desde sua criação a faculdade foi vinculada à Fundação Universidade do Maranhão e em 1976 foi integrado a Universidade Federal do Maranhão e nesse tempo desenvolve a função social junto à sociedade formando enfermeiros que trabalham na assistência hospitalar e ambulatorial, na educação superior e auxiliar e técnico de enfermagem em todos os serviços públicos e particulares no Maranhão e outros Estados e países.

O Departamento e o Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão realizam uma programação para aproximar a sociedade dessa trajetória de 70 anos do Curso. Aconteceu em julho uma celebração ecumênica; um exposição fotográfica das 52 turmas, em setembro recebeu homenagem da Câmara de vereadores de São Luis e nessa sexta-feira (dia 30), a reitora da Universidade Federal do Maranhão presta sua homenagem ao Curso, conferido Diploma de Menção Honrosa, aos professores efetivos, aposentados e substitutos, que nesses 70 anos prestaram seu trabalho de ensino, pesquisa e extensão aos milhares discentes do Curso. Acontecerá o Baile de Gala de adesão em comemoração dos 70 anos do Curso de Enfermagem.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens