Fechar
Buscar no Site

Vacinação contra a Paralisia Infantil tem continuidade

Doses gratuitas da vacina estão disponíveis nas UBS da cidade. Somente no último sábado, mais de oito mil crianças foram vacinadas, o que corresponde ao alcance de 64% da meta estabelecida.

Terá prosseguimento até o próximo dia 21 deste mês a campanha municipal de vacinação contra a Paralisia Infantil na cidade de São José de Ribamar.

DSC_1051Promovida pela administração do prefeito Gil Cutrim, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), as doses gratuitas da vacina estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade.

A meta da prefeitura ribamarense é vacinar 12.651 crianças menores de 05 anos, das quais 1.308 crianças com idade variando entre 06 meses a 01 ano; 11.343 crianças entre 01 a 04 anos.

Somente no último sábado, considerado como o Dia D de vacinação contra a Pólio no município (na ocasião, foi promovido um grande mutirão, inclusive com o oferecimento de postos alternativos de vacinação), foram vacinadas 8.110 crianças, o que representa o alcance de 64% da meta.

São José de Ribamar é uma cidade, cuja erradicação da Poliomielite, está em estado mais do que avançado. No entanto, seguindo determinação do Ministério da Saúde, o município mantém uma adequada Vigilância das Paralisias Flácidas Agudas (PFA), como forma de manter altas e homogêneas as coberturas vacinais contra a doença, tanto nas ações de rotina, como nas campanhas de vacinação.

O objetivo é manter a erradicação da Poliomielite estabelecendo proteção coletiva e evitar a disseminação do vírus vacinal no meio ambiente, através de 100% da cobertura vacinal das crianças menores de 05 anos e resgatar indivíduos suscetíveis (esquema vacinal incompleto ou nunca, vacinado), já que o risco de retorno do poliovírus é uma grande realidade.

A vacina oral contra a Paralisia Infantil é extremamente segura, sendo raras as reações associadas a sua administração. O evento adverso informado como associado à vacina oral produzida a partir dos poliovírus atenuado é a Poliomielite pós-vacinal ou Poliomielite associada ao vírus vacinal, que se caracteriza pelo desenvolvimento de paralisia flácida aguda (PFA) idêntica a que ocorre com o vírus selvagem, podendo também determinar seqüelas motoras definitivas. A ocorrência da paralisia associada à vacina, no entanto, é muito rara.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens