Fechar
Buscar no Site

Sindicato dos Jornalistas pede a providência divina para evitar assassinato de jornalista no MA

Do blog do Raimundo Garrone

Além de ignorar a ação dos Homens, ainda pede uma reflexão fraterna ao acusado

Depois de avaliar as circunstâncias e documentos recolhidos, o Sindicato dos Jornalistas lançou na sexta-feira uma nota oficial sobre uma possível ameaça de morte disparada pelo deputado cassado Paulo Marinho contra o jornalista Jotônio Vianna.

No exercício de sua profissão ele faz severas críticas a Marinho, que também já foi prefeito de Caxias, cidade onde Vianna é correspondente do Jornal Pequeno.

Em tempo, é bom que se diga que a nota oficial sobre o caso revela o quanto o nosso sindicato é de outro mundo.

Uma ameaça de morte, velada ou não, exige uma tomada de posição intransigente na defesa da vida quando colocada em risco pela manifestação de opinião.

E o que faz o sindicato?

Diz que imcubiu-se de orientar “o jornalista para buscar ali as medidas ainda possíveis neste nosso país espetacularmente entregue ao desprezo com a segurança dos cidadãos…”

Pronto, frase feita. E só.

Sequer procurou a Secretaria de Segurança para pedir garantia de vida ao jornalista, como também cobrar uma investigação célere e rigorosa para o caso.

Mas aí tudo bem, é questão de inoperância.

O pior é dizer que conta com a providência divina para que não se consuma um novo assassinato de jornalista na cidade de Caxias.

Providência divina?

(A suposta ameaça de Marinho foi lembrar a Jotônio Vianna o assassinato de um jornalista ocorrido há trinta anos.

Diz que foi tudo armado pela oposição como artimanha eleitoral para lhe jogar a culpa.

Além de vencer a eleição, o crime caiu na impunidade e, segundo a própria nota do sindicato, não foi apurado devidamente. Leia mais sobre o caso no blog do John Cutrim).

Pois bem, além de ignorar a providência dos homens, o nosso síndico não cobra nenhuma explicação a Marinho, mas pede singelamente, uma “fraterna reflexão”.

Seria cômico, se não fosse trágico, um sindicato que só sabe bater nas costas do patrão.

Leia a Nota Oficial do Sindicato dos Jornalistas

NOTA OFICIAL

Depois de avaliadas as circunstâncias e documentações recolhidas por este Sindicato, relacionadas com o artigo de blog do ex-prefeito de Caxias – Maranhão, e ex-deputado federal, Paulo Marinho, onde, por meio de relato de fato verídico de assassinato de jornalista naquele município, há trinta anos, tendo ficado impune e não apurado devidamente, serviu-se, agora, do mesmo fato, o ex – parlamentar para, tornar pública, uma dissimulada ameaça de morte contra o jornalista Jotônio Vianna, correspondente do matutino Jornal Pequeno.

Por não compactuarmos com a predominância e resquício do período e época do cangaço nordestino, este Sindicato incumbiu-se de orientar o jornalista para buscar ali as medidas ainda possíveis neste nosso país espetacularmente entregue ao desprezo com a segurança dos cidadãos, onde os desajustados gozam de todas as garantias e defesas, em detrimento das pessoas corretas e daqueles que buscam noticiar os fatos ainda suportados pela sociedade. Como as tragédias acontecem e vão acontecendo por todos os lados, conta-se com a providência divina para que não se consuma um novo assassinato de jornalista na cidade de Caxias, como prevê e lembra o ex – prefeito Paulo Marinho, a quem pedimos uma fraterna reflexão.

São Luís (MA), 10 de fevereiro de 2012

A Diretoria

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens