Fechar
Buscar no Site

Perdeu a pauta…

Qualquer um que saiba ler sentirá na matéria da Folha de S.Paulo, republicada pelo Jornal Pequeno e intitulada “Turista enfrenta via-crúcis na capital do Maranhão”, uma nota pessoal de desagrado, alguma coisa de mágoa retida, o cheiro de vingança do repórter, que, por algum motivo não identificado, quis não dar notícias da situação da cidade, mas empastelar um dos endereços turísticos mais procurados do Brasil.

Sabemos que muitos dos nossos casarões estão quase caindo, mas o repórter não informa que eles são 3.500 e representam o maior acervo arquitetônico de origem portuguesa no país. Sabemos o quanto é sentida a ausência do poder público no cuidar desse patrimônio histórico, mas chamar de via-crúcis o passeio pela história que significa estar em São Luís é um exagero de inconformados que a linguagem jornalística só permite às criaturas estúpidas que invadiram essa profissão.

Dizer que São Luís maltrata quem se aventura por suas calçadas históricas é desconhecer a realidade do Nordeste, é querer humilhar seu povo. Aconselhar, praticamente, que os dois milhões de turistas que a cidade recebe anualmente procurem Fortaleza é coisa de ‘filhinho de papai’, de profissional que à falta do que escrever – porque esqueceu de trabalhar – anotou só o que há de negativo e fez propagar no país inteiro para aplacar a ressaca insuportável, mas natural, dos que não têm responsabilidade com a profissão.

São Luís não é São Paulo, é uma província secular ferida pela ação do tempo, e, certamente também, pela ausência de investimentos do Governo Federal sempre disposto a aplicar o maior volume de recursos do país onde há maior quantidade de votos. O autor da matéria provavelmente perdeu a pauta e decidiu descontar na cidade que o recebeu. Lamentável.

(JM Cunha Santos)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens