Fechar
Buscar no Site

O MA mais uma vez é vergonha nacional: São Vicente Ferrer sofre com menor PIB per capita do país

Cidade tem pouco mais de 20 mil habitantes, nenhuma indústria e 170 lojas. De cada dez moradores, sete vivem na área rural.

Deu no Jornal Nacional

O IBGE divulgou alguns dados que mostram a relação entre as riquezas produzidas pelo Brasil e como ela é distribuída entre os municípios. É a participação municipal no Produto Interno Bruto do ano de 2009.

O Instituto mostrou o ranking das cidades de acordo com o PIB per capita, que é a soma de tudo que é produzido pela economia do local dividida pelo número de habitantes. O município que obteve o menor índice fica no Maranhão.

São Vicente Ferrer, a 280 quilômetros de São Luís, tem pouco mais de 20 mil habitantes, nenhuma indústria e 170 lojas, a base da economia na área urbana do município.

De cada dez moradores de São Vicente Ferrer, sete vivem na área rural. Boa parte depende da agricultura de subsistência, ou seja, planta basicamente para comer. E quando as coisas vão mal na lavoura, toda a cidade sofre as consequências.

O plantio de mandioca é a principal atividade na roça. “Quando a colheita não é boa, a gente tem dificuldade mesmo e a gente chega ao ponto de passar fome”, conta o lavrador Carlos Martins.

Dois anos atrás, muita gente passou por isso. “Chegou a enchente, alagou e matou a colheita”, lembra um morador.

“A gente vive disso, a gente tem os animaizinhos para dar ração, a gente planta para comer e sobreviver. Falhou, a gente tem prejuízo”, diz outro morador.

Os problemas no campo estão entre os motivos apontados pelo IBGE para que o município maranhense tivesse o pior PIB per capita do país: menos de R$ 2 mil. O reflexo disso está espalhado pela cidade.

Em uma escola, os alunos já se acostumaram com a despensa vazia. “Não tem merenda. O jeito é ficar com fome”, conta um menino.

O transporte escolar é precário, em um ônibus a equipe de reportagem encontrou até um botijão de gás usado para escorar uma das portas.

“Não funciona pisca-pisca, velocímetro, buzina. É muito perigoso. Transporto entre 60 e 70 crianças”, diz o motorista.

No único hospital da região: “O médico deu uma saidinha. Ele mora aqui pertinho”, argumenta a atendente.

Enquanto a equipe esteve na cidade, a companhia energética cortou a energia da Secretaria de Saúde, onde funciona também o gabinete do prefeito João Batista Freitas: “Aqui não tem empresas. Aqui não tem fazendas. O cara ou tem um emprego na prefeitura, ou Bolsa Família ou aposentadoria e a agricultura é essa coisa toda aí”.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens