Fechar
Buscar no Site

O dinheiro era do Governo

Do blog do JM Cunha Santos

A denúncia do deputado Roberto Costa de que R$ 73,5 milhões da Prefeitura sumiram depois de serem sacados na boca do caixa não é apenas um caso de denuncismo irresponsável. Deixa a impressão de que o próprio Governo do Estado quer se proteger da responsabilidade pelo sumiço desses recursos.

Ora, se um juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública, Megbel Abdalla, determinou a devolução do dinheiro aos cofres do Estado e nessa condição foi depositado no Banco do Brasil, ele já não estava sob administração do município. Transferido ou não de uma conta do Banco do Brasil para a Caixa Econômica Federal qualquer anuência sobre esse dinheiro, como saques e transferências, por exclusiva determinação judicial, cabia ao Governo e não à Prefeitura. Como poderia o prefeito João Castelo aplicar no mercado financeiro recursos sobre os quais a Prefeitura não tinha mais domínio?

É preciso entender que quando sumiu o dinheiro, o convênio firmado com o então governador Jackson Lago já não estava sub judice. Houve uma decisão judicial que repatriou os recursos para o Estado. O dinheiro pertencia ao Governo do Maranhão e foi como propriedade do Governo do Maranhão que ele desapareceu.

Não dá para esperar que todo mundo seja idiota e não consiga ver nesse escândalo produzido e dirigido qual uma ópera bufa a antecipação de fatos que poderiam complicar a governadora Roseana Sarney. Se alguém saiu do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal com um container entupido de dinheiro na cabeça, o fez com a assinatura do Governo do Maranhão e não da Prefeitura de São Luís.

A Prefeitura, repetimos, por determinação da Justiça, não podia mais movimentar qualquer centavo oriundo do convênio. Só o governo do Maranhão podia fazer isso. E parece que fez.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens