Fechar
Buscar no Site

O aniversário de 70 anos de Roseana

A ex-governadora e deputada federal Roseana Sarney completou, nesta quinta-feira(1), mais um aniversário(um dia antes do editor do blog). Ela festejou a data ao lado do pai, o ex-presidente José Sarney, da mãe dona Marly Sarney, irmãos, netos e sobrinhos.

“70 anos! Que alegria olhar para trás e ver a trajetória que vivi até aqui. Mãe, avó de 3 netos, deputada federal, senadora, primeira mulher eleita governadora no Brasil. Hoje comemoro em família, com meu marido, filha, netos, sobrinhos e com meus pais – meus maiores exemplos de vida. Não existe maior presente!”, agradeceu Roseana. (veja no vídeo acima)

Roseana Macieira Sarney Murad é socióloga e filiada ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Filha do ex-presidente da república José Sarney e de sua esposa, Marly Sarney. São seus irmãos, o deputado federal Sarney Filho e o político e empresário Fernando Sarney. Roseana ingressou na política em 1990 como deputada federal pelo PFL. Foi eleita governadora do Maranhão em 1994 e reeleita em 1998. Em 2002, entrou para o Senado Federal depois de desistir da candidatura à Presidência da República. A desistência dela ocorreu em meio a denúncias de corrupção. A PF (Polícia Federal) apreendeu R$ 1,3 milhão não declarado nos cofres da empresa do marido dela, Jorge Murad Junior.

Em 2006, Roseana disputou pela terceira vez o cargo de governadora do Maranhão, mas foi derrotada por Jackson Lago (PDT). Em 2009, ela voltou ao governo do Maranhão depois que Jackson Lago e o vice dele, Luís Porto (PPS), tiveram os mandatos cassados por abuso de poder econômico. Nas eleições estaduais de 2010, Roseana Sarney foi vencedora com apertada vantagem de 50,08 % dos votos no 1° turno, contra seus principais adversários Flávio Dino (29,49 %) e Jackson Lago (19,54 %). No dia 10 de dezembro de 2014, Roseana renunciou ao governo do Maranhão, alegando problemas de saúde. O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão Arnaldo Melo tomou posse como governador interino por 21 dias. Apesar de ter alegado aposentadoria da carreira política e encerramento da vida pública, Roseana anunciou pré-candidatura ao governo do Maranhão em 2018 e é derrotada já no primeiro turno pelo governador e candidato à reeleição Flávio Dino. Em 2022 candidatou-se novamente, elegendo-se deputada federal. Foi apenas a décima-primeira candidata mais votada, com 97.008 votos.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens