Fechar
Buscar no Site

Notas Rápidas

Cármen Lúcia retorna a São Luís

Após passagem recente por São Luís, a presidente do TSE e ministra do STF, Cármen Lúcia, retorna à capital maranhense na próxima semana. Ela participa do XVII Encontro Anual do Fonavid, que reúne juízas e juízes de todo o país para debater o enfrentamento à violência contra a mulher. A ministra fará a palestra de abertura, no dia 10, às 16h, no Teatro Arthur Azevedo, com o tema “O compromisso constitucional do Poder Judiciário contra o feminicídio”.

Prefeito de Igarapé Grande adia retorno ao cargo

O prefeito de Igarapé Grande, João Victor Xavier (PDT), que havia sido licenciado por 125 dias após ser indiciado pelo assassinato do policial militar Geidson da Silva, apresentou um novo pedido de licença médica, adiando seu retorno ao comando do município.

Licença médica

A primeira licença terminaria na sexta-feira (7) e a vice-prefeita Maria Itelvina (PDT), que responde interinamente pela Prefeitura, chegou a ser comunicada sobre a volta de João Victor ao cargo. No entanto, o prefeito decidiu manter o afastamento, alegando necessidade de continuar o tratamento médico. O novo atestado deve ser oficializado na próxima segunda-feira (10), durante sessão da Câmara de Vereadores.

Deputada do MA quer homenagear Janja

A deputada estadual Ana do Gás (PCdoB) apresentou na Assembleia Legislativa do Maranhão uma proposta de Resolução Legislativa que concede a Medalha do Mérito Legislativo “Manuel Beckman” à Rosângela Lula da Silva (Janja), primeira-dama do Brasil. A parlamentar maranhense quer outorgar a Janja a Medalha do Mérito Legislativo “Manuel Beckman”, a mais alta honraria da Assembleia Legislativa, que reconhece personalidades que prestam relevantes serviços ao Estado e ao país. De acordo com o texto da proposição, a homenagem é justificada pela “relevante contribuição que a homenageada tem prestado ao país nas áreas social, educacional e de promoção da equidade”. Segundo a deputada Ana do Gás, a primeira-dama representa “um novo olhar para o papel social do Estado, pautado pela sensibilidade e pela inclusão”.

Veto a Michelle Bolsonaro

O Projeto de Resolução pode ser votado na próxima semana em plenário pelos deputados na Alema. Vale lembrar que em abril do ano passado a Assembleia Legislativa do Maranhão rejeitou uma proposta de mesma homenagem à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. O requerimento, apresentado à época pelo deputado estadual Yglésio Moyses (PRTB), buscava conceder também a Medalha do Mérito Legislativo a Michelle Bolsonaro. Também não passou a concessão de título de Cidadão Maranhense a Jair Bolsonaro.

Ponte entre MA e TO entregue em dezembro

O ministro dos Transportes, Renan Filho, confirmou nesta sexta-feira (7) que a nova Ponte Juscelino Kubitschek, entre Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), será inaugurada em dezembro. A estrutura substitui a ponte que desabou em 2024, causando 17 mortes. “Vamos entregar a ponte entre Estreito e Aguiarnópolis, a ponte Juscelino Kubitschek, até um ano do ocorrido, antes do dia 20 de dezembro”, afirmou o ministro.

Foguete sul-coreano lançado do MA

No próximo dia 22 de novembro, um foguete sul-coreano deve cruzar os céus do Maranhão. O lançamento, marcado para as 15h (horário de Brasília), sairá do Centro de Lançamento de Alcântara e marcará a estreia do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais. Batizada de Operação Spaceward (rumo ao espaço, em tradução literal), a missão é conduzida pela FAB (Força Aérea Brasileira) em parceria com a AEB (Agência Espacial Brasileira) e a empresa Innospace, responsável pelo foguete HANBIT-Nano.

Cargas nacionais e internacionais

A bordo do foguete estarão cinco satélites e três experimentos, desenvolvidos por instituições do Brasil e da Índia. Entre eles, um projeto que levará mensagens de estudantes maranhenses ao espaço e outro dedicado a monitorar o meio ambiente na Amazônia e no litoral nordestino. O destaque é o PION-BR2 | Cientistas de Alcântara, desenvolvido pela UFMA (Universidade Federal do Maranhão). O satélite leva cartas escritas por alunos de escolas públicas do município — uma espécie de “garrafa ao espaço” — e também testará equipamentos brasileiros de comunicação e energia. Outro destaque é o Jussara-K, também da UFMA, criado para coletar dados ambientais em áreas de difícil acesso. Ele será capaz de enviar informações para plataformas terrestres espalhadas pela região de Alcântara.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens